fachada.jpg

portão.jpg

O Posto de Saúde Dr. Oscar Dantas já retomou o seu atendimento na área central da cidade, à Rua dos Andradas. Após um período de reforma em sua base física, quando transferiu os atendimentos para o prédio da UPA, na Vila Santa Terezinha, dividindo o espaço com a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR), o “Postão”, como é conhecido pela população,  voltou a atender no antigo prédio nas proximidades da Santa Casa.

“Tudo já está em perfeita ordem, com consultas e todos os procedimentos, com exceção da sala de vacinas que ainda está sendo adequada, mas o restante já está tudo em funcionamento”, informou a prefeita em exercício e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski. Além da farmácia, todos os médicos e demais profissionais do posto já estão atendendo no local.

Toda a base física do posto foi reformada para oferecer mais conforto aos pacientes e funcionários e executada num dos períodos mais críticos da pandemia provocada pela Covid-19. “Era uma situação totalmente diferente da que estamos vivemos agora e essa mudança foi feita no sentido de deixar a UAR o quanto antes para que pudesse voltar a ocupar todo o seu espaço e com isso oferecer melhor estrutura para os atendimentos”, explicou.

Disse que os atendimentos à saúde neste período, com as duas unidades atendendo no mesmo local, em função da questão estrutural, foram bastante dificultados, já que, no período, houve um aumento excessivo dos procedimentos nos dois setores. Agora, com a mudança, as atividades nas duas unidades retomam à normalidade, podendo melhor se organizar para atender a população. (Comunicação/Prefeitura)

Indústria do Peixe

Em Cornélio Procópio, Coopermota  trabalha para

colocar frigorífico em funcionamento até o fim do ano

 

     Aproximadamente vinte pessoas trabalham intensamente no Frigorífico do Peixe, em Cornélio Procópio, no sentido de colocar a  indústria em funcionamento ainda este ano. Construída pelo município no Bairro de Água Limpa em 2005, ainda durante a primeira  gestão do prefeito Amin Hannouche, foi cedida à exploração pela cooperativa de Cândido Mota (SP) Coopermota que assumiu o empreendimento em setembro de 2021, através de processo licitatório e deverá gerar de 80 a 100 empregos diretos.

     No momento, funcionários da cooperativa atuam em obras de melhoria na parte estrutural do prédio e área de maquinários, com serviços elétricos e adaptações nos setores de abate e processamento do pescado, com previsão de entrar em operação até o final do ano. “Temos uma previsão de iniciar os abates em agosto. Hoje, além da parte estrutural, estamos com homens no campo com mapeamento em toda a região para determinar onde podemos buscar o peixe e estabelecer as parcerias”, informou João Carlos Bernardo, gerente de polo da cooperativa.

     Além disso, a unidade trabalha também para estruturar as condições de acondicionamento do pescado.  “Temos que  colocar esse peixe na água agora para que cheguemos em agosto com estoque suficiente para manter o abate e funcionar de acordo com o que planejamos”, complementou. Disse que, nesse primeiro momento, a cooperativa tem duas fases: aproveitar o pescado de produtores da região mais próximos da indústria e outros de tanques-redes que mantêm suas atividades em áreas um pouco mais distantes como Itambaracá e lagos de Canoas. (Comunicação/Prefeitura)

Azul inicia operações com voos

comerciais no Aeroporto Municipal

de Cornélio Procópio

Com inicio das atividades, empresa passa a disponibilizar três voos semanais para a capital

 

     A Azul Linhas Aéreas iniciou na manhã desta terça-feira (25)  a operação com voos comerciais, interligando o Norte Pioneiro com Curitiba e outras regiões do Estado a partir de Cornélio Procópio. O Aeroporto Francisco Lacerda Júnior, que nos próximos dias passará por ampla reforma, com esse voo inaugural, às 10h45, passa a  integrar o programa Voe Paraná. A prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, acompanhou o início das operações.

     “Estamos muito felizes com essa retomada de voos em nosso aeroporto. Muito importante essa ligação com a capital e outras cidades do estado, contribuindo para melhorar a questão econômica dessa região. Vai facilitar a vida das pessoas que dependem de voos para centros maiores, além  de favorecer o acesso de outras que queiram nos visitar para conhecer a questão estrutural do nosso município”, comentou a prefeita em exercício.

     Cornélio Procópio terá três voos semanais, com destino a Curitiba. Às terças e quintas, a saída prevista às 11h10, com chegada em Curitiba às 12h30. Já no domingo, a previsão é de saída às 13h20 e chegada à capital às 14h40. Partindo de Curitiba, o voo será às 9h15 com previsão de chegada em Cornélio Procópio às 10h45, nas terças e quintas. Aos domingos, a saída prevista é para as 11h25, com chegada no Norte Pioneiro às 12h55.

     Governo do Estado teve papel fundamental na reativação da linha. “Fizemos um acordo muito bom com o governador Ratinho Júnior que se preocupou muito com o desenvolvimento das linhas aéreas no interior do Paraná. Não estamos ligando Cornélio Procópio somente com Curitiba e, sim, com todo o Brasil e com o mundo através de nossa capitularidade”, disse o diretor de Relações Institucionais da empresa, Ronaldo Veras. Informou que a Azul detém  hoje o maior número de decolagem do Brasil.

Os voos do Norte Pioneiro a Curitiba serão feitos em aeronaves Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove passageiros. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e o prefeito Amin Hannouche (PSD), que se encontra de férias, acompanharam todas as negociações entre o Governo do Paraná e executivos da companhia aérea. Nos próximos dias deve ser iniciada a obra de pavimentação da pista do aeroporto, sem comprometimento das operações aéreas.

Serão investidos R$ 4.594.065,25 para recape asfáltico da pista de pouso e decolagem, além de obras de balizamento. A pista do aeroporto tem 1,7 quilômetro, em uma área de mais de 42,7 mil metros quadrados. O aeroporto é administrado pela Autarquia Municipal de Serviços e Produção (Amusep). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ronaldo Veras: papel fundamental do Governo do Estado

    

      O Conselho Tutelar de Cornélio Procópio fechou o ano de 2021 com resultado altamente positivo em termos de atendimento. Casos ocorridos no município, em diversas situações, o órgão prestou todo o acompanhamento fazendo os encaminhamentos necessários.

     No ano, os atendimentos somaram o total de 4.902 casos que ganharam a resolutividade necessária, sendo os principais deles voltados às crianças e adolescentes, protegendo-os principalmente quando se tratou da violência sexual. Atendendo na Rua Emilio Romano, 1048, Vila São Pedro, os atendimentos psicológicos puxaram a fila com o registro de 1.811 atendimentos.

     Nas buscas ativas onde a escola encaminha a ficha dos alunos com apontamento de sua ausência às atividades escolares, o conselho tem ido fazer as visitas. Lá, vem se deparando com muitas crianças e adolescentes repressivos necessitando de ajuda. Assim, em trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde que disponibilizou psicóloga, o órgão vem realizando esse atendimento desde o início da pandemia.

     O que o órgão tem observado é que o problema tem aumentado neste período de pandemia  com as crianças ficando mais em casa. A preocupação, segundo as conselheiras, é saber se  ela está lá com a família ou fora dela brincando o que aumenta a suscetibilidade a riscos. Observa também que essas crianças têm se tornado mais nervosas e agressivas. Assim, o órgão tem orientado aos pais para que avaliem com carinho o retorno de seus filhos à escola. (Comunicação/Prefeitura)