WhatsApp_Image_2021-08-17_at_11.24.07.jpeg

Em Cornélio Procópio, campanha

propõe a troca  mudas por alimentos

para reforçar ajuda às famílias

 

Ajudar a quem mais precisa e ainda contribuir para a preservação ambiental. Esse é o sentido da campanha “Paraná Mais Verde Solidário”, lançada em nível de município  pela Prefeitura de Cornélio Procópio,  através da Secretaria Municipal de Promoção Social. A iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e apoio direto da representação local do Instituto de Águas e Terra do Estado (IAT).

A campanha será lançada nesta quinta-feira (19), no coreto do Calçadão da Rua Massud Amin, das 9h às 16h. Cada quilo de alimento ou ração animal doado, dará o direito a uma muda de essência frutífera ou florestal, de acordo com a escolha do doador. Para a promoção, o município recebeu aproximadamente 6 mil mudas dessas variedades. “O Estado já mantém esse projeto e o que pedimos é total engajamento da população”, pede o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Simão.  

Os alimentos doados suprirão campanhas da Promoção Social e as rações irão para alimentação dos animais atendidos pela CERCEG (Centro de Recuperação de Cães e Gatos) do município. “Nossa expectativa é arrecadar um total de 6 mil quilos que é o total de mudas que serão disponibilizadas na campanha. É claro que a quantidade de doações depende de cada um”, disse o secretário de Promoção Social, Ubirajara Nicolau Fraiz. A meta é auxiliar a população carente e deixar a cidade mais verde. (Comunicação/Prefeitura).    

WhatsApp_Image_2021-08-17_at_09.36.32.jpeg

WhatsApp_Image_2021-08-16_at_16.08.54.jpeg

WhatsApp_Image_2021-08-16_at_16.08.53.jpeg

Em Cornélio Procópio, escolas

municipais retornam com aulas

presenciais

 

Equipe pedagógica acompanhou o retorno e reforçou preocupação com a segurança

 

Após 17 meses de paralização provocada pela pandemia, aconteceu, nesta segunda-feira (17), o retorno às aulas das quinze escolas da rede municipal Cornélio Procópio de forma presencial do primeiro ao quinto ano. Acompanhada de toda sua equipe pedagógica, a secretária municipal de Educação, professora Maria Lídia Funari, acompanhou pessoalmente essa volta às atividades.

“Pudemos observar a ansiedade, a expectativa de todos, diretores, equipes, professores, servidores, pais e, principalmente, os alunos. Era muito visível a ansiedade deles nesse retorno”, relatou a secretaria. Ressaltou mais uma vez que todas as instituições escolares do município estão cumprindo rigorosamente os protocolos de biossegurança que foram estabelecidos em conjunto com a Vigilância Sanitária do município. Adiantou que também o setor de transporte, assim como, a merenda escolar já estão funcionando de forma a garantir todas as condições necessárias a esse retorno.

Disse que daqui para frente, é trabalhar com cautela, observando e avaliando os resultados dessa primeira quinzena. “Tudo correndo bem, no próximo dia 30, iniciaremos com os prés 4 e 5 anos das escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs), para alunos a partir de 2 anos”, acrescentou.

Disse também que as atividades impressas estarão garantidas para os pais que ainda não se sentem seguros em autorizar o retorno de seus filhos, como também, para as turmas para as quais será necessária e escala dos estudantes. “Se determinada turma estiver com muitos alunos que tenham aceitado retornar, como as salas têm capacidade máxima, faremos revezamentos semanais”, exemplificou.

A Secretaria Estadual do Paraná já liberou o protocolo e passou esse distanciamento nas salas de aula para 1 metro para que mais alunos possam retornar. No município, entretanto, como a volta está começando agora, a secretaria segue a recomendação do prefeito Amin Hannouche que pede cautela máxima nesse processo de retorno, com 1,5 metro como foi estabelecido inicialmente. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Primeiro retorno foi para crianças do 1º ao 5° ano

Em Cornélio Procópio, 7 de Setembro

será lembrado com comemoração na

frente da prefeitura

O prefeito Amin Hannouche marcou para frente da prefeitura a realização do programa comemorativo ao 199º aniversário da Independência Brasileira. Como já aconteceu no ano passado, quando não houve o tradicional desfile de 07 de Setembro por causa da pandemia do novo Coronavírus e evitar aglomerações, a comemoração será mais uma vez de forma rápida e simples, restrita a autoridades civis e militares e direção de escolas.

Foi o que ficou definido durante reunião realizada na semana passada entre assessores do município e representantes da comunidade convocada por ele para discutir o assunto. “Ainda temos um protocolo a seguir. Ainda que os números da doença já estejam bem melhores, seguimos o nosso decreto para evitar qualquer tipo de aglomeração. Como sempre aconteceu, data terá sua comemoração, mas será de forma bastante restrita”, justificou Hannouche.

Do programa, além do tradicional hasteamento dos pavilhões Municipal, Estadual e Federal, haverá pronunciamento das autoridades constituídas do município, sob execução dos hinos Nacional e da Independência Brasileira entoados pela Corporação Musical Sant Cecília. A solenidade está marcada para às 9 horas. (Comunicação/Prefeitura)

Prefeitura propõe consorciamento da Educação

Projeto de lei que prevê a inclusão da Secretaria Municipal de Educação no Consórcio Estadual foi apresentado para a apreciação dos vereadores de Cornélio Procópio. Para explanação e esclarecimentos sobre o assunto, incluindo a apresentação de benefícios dos consorciados, o membro do Conselho Estadual de Educação, Professor Jacir Bombonato Machado, esteve reunido com os vereadores e educadores da rede de ensino municipal para esta conversa. O prefeito Amin Hannouche vê a possibilidade do ingresso da educação no Corsórcio como um benefício que pode desburocratizar processos administrativos da pasta: “Através do Consórcio teremos maior facilidade em realizarmos processos como compra de equipamentos e acesso a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná)”, disse o prefeito. O projeto deverá ir para votação em plenário nas próximas sessões. (comunicação / Prefeitura)