Amparo

CERCEG de Cornélio Procópio

recebe doação de 1 tonelada

de alimentos para cães e gatos

 

Doação será utilizada integralmente pelo abrigo dos animais

 

Aproximadamente 1000 quilos de alimentos para fortalecer o trabalho que a Prefeitura de Cornélio Procópio desenvolve para atender cães e gatos recolhidos nas ruas da cidade. Esta foi a doação que o município recebeu esta semana para favorecer o suprimento aos animais mantidos através do Centro de Recuperação de Cães e Gatos (Cerceg), implantado pela prefeitura em meados do ano passado.

A doação foi feita pela Magnus, um dos mais tradicionais fabricantes de alimentos para animais do país. O carregamento veio acondicionado em 40 fardos de 25 quilos cada um e será integralmente utilizado na manutenção do Cerceg.  Atendeu a um pedido feito encaminhado ao fabricante pelo vereador Rafael Alcântara Hannouche (PTB), autor do projeto que criou o abrigo no município.

“Foi uma ajuda impressionante e demonstra a parceria que construímos com os representantes desta empresa.  Uma ajuda como esta é imprescindível. Assim como as pessoas que são assistidas nas ruas, os animais também necessitam desse amparo e uma ajuda como essa nos estimula ainda mais e nos ajuda a seguir com nossa meta”, disse o vereador.

“É importante ressaltarmos que o alimento será utilizado exclusivamente no centro. Infelizmente,  algumas pessoas obtiveram informações sem procedência e algumas nos procuraram por entenderem que a ração seria distribuída entre cuidadores de animais. Na verdade, a doação foi ao Cerceg ”, esclareceu o prefeito Amin Hannouche, sobre falsos comentários publicados esta semana.  Ele também participou do recebimento do alimento animal doado ao município.

O Cerceg é uma unidade para tratamento especializado de animais de pequeno porte que há muito vinha sendo pedido para a população. A unidade funciona na zona oeste da cidade, proximidades da pedreira municipal. No local, além de alimento, os animais abandonados ou doentes recebem tratamento veterinário. Funciona com recursos do município e doações da comunidade. (Comunicação/Prefeitura)

d28cabf5 e589 49d0 b6f8 e979a241f6fa

Programa Compra Direta destina

R$ 170 mil para agricultura familiar

de Cornélio Procópio

 

Programa mantido pela Seab ampara famílias vulneráveis e estimula pequenos produtores

 

O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também conhecido como Compra Direta, proposta 2021,  foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (13) em Cornélio Procópio. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central da cidade), com a participação do prefeito Amin Hannouche, do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e da coordenadora estadual do programa, Maria Pavani, entre outras autoridades.

Mantido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), atua com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar no município.   Adquire alimentos de cooperativas e associações que coordenam ações de pequenos produtores rurais e atende diretamente a rede assistencial e entidades em geral.

“O dinheiro vem dos governos federal e estadual e o município faz a compra diretamente dos produtores. Produtos de excelente qualidade são adquiridos  distribuídos às entidades que tanto necessitam. É uma ajuda direta, em especial, neste momento de pandemia em que as pessoas e as entidades passam por muita dificuldade”, disse o prefeito Amin Hannouche durante a abertura da cerimônia de lançamento.

Avaliação Positiva - Em Cornélio Procópio, é coordenado pelo Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. “Temos uma avaliação altamente positiva do programa na região onde atende  32 municípios. Desde o ano passado, quando entrou como Compra Direta Emergencial em razão da pandemia, o governo passou a atender as famílias mais vulneráveis e conseguiu atingir a agricultura familiar para escoamento dos produtos”, disse o chefe do NR da Seab, Eduardo Itimura, durante o encontro.

O Compra Direta adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e é destinado às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, famílias atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública municipal (merenda escolar). Na região, o programa recebe produtos de 47  famílias de agricultores sendo eles produtos convencionais e orgânicos. Este ano, o programa no município atende a 12 entidades e foi contemplado com R$ 170 mil.

O deputado Romanelli  também falou no encontro.  Disse que o Compra Direta presta grande contribuição para o desenvolvimento da agricultura familiar do estado que é quem fornece os produtos, por meio de associações e cooperativas, e atende uma grande rede de assistência social. “É o típico caso de ganha-ganha. Fortalece o pequeno agricultor e coloca comida na mesa de quem precisa”, afirmou. O vereador Cristiano Leite Ribeiro (PSD) também participou do encontro. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-08-12_at_11.44.25.jpeg

Cornélio Procópio discute a

programação das comemorações

natalinas de 2021

 

Programa deste ano vai de 6 de novembro a 6 de janeiro de 2021

 

Nesta quarta-feira (12), o prefeito Amin Hannouche manteve uma reunião na com assessores, representantes do comércio e de outros segmentos da sociedade para discutir a programação das comemorações natalinas deste ano no município.  Um cronograma provisório foi proposto pelo chefe do executivo com algumas sugestões sendo levantadas e debatidas.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o programa era montado nos dias que antecediam as comemorações, este ano, devido à situação criada pela enfermidade epidêmica, a sugestão foi a de montar um programa adaptado à situação que se estabeleceu e manter vivas as celebrações dentro dos protocolos de prevenção impostos pela Covid-19.

“Estamos saindo, ou para sair, de uma pandemia mundial que tomou conta de todo o segmento produtivo e as pessoas esperam que tenhamos um natal diferente. Assim, este ano, optamos por antecipar esta reunião para ir discutindo sobre o programa e os enfeites natalinos que em anos anteriores eram discutidos somente em dezembro”, justificou Hannouche.

A intenção, segundo ele, é iniciar as comemorações no dia 6 de novembro e terminar no dia 6 de janeiro de 2022. “Estamos nos organizando de uma forma mais eficiente e antecipada para que possamos ter também um resultado antecipado. Com isto, as pessoas de outras cidades que costumeiramente vêm à cidade para fazer suas compras, encontrarão uma cidade bonita e arrumada”, projetou o prefeito.

Do encontro realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura, também participaram  a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (Acecp), Eduardo César Quero, e o presidente da Confederação das Associações do Norte Pioneiro, Fabiano Inoue. (Comunicação/Prefeitura)

foto_projeto_criança_feliz.jpeg

Criança Feliz: Em Cornélio Procópio,

Promoção Social já atende a 150

famílias pelo programa

 

 

Com o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância com crianças de 0 a 6 anos de idade e  facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que
necessitam, o Programa Criança Feliz vem obtendo resultados altamente satisfatórios em Cornélio Procópio.

Operacionalizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), este programa do Governo Federal já alcança um atendimento a 150 famílias do município, entre crianças e gestantes. Nele, as crianças são assistidas com atividades lúdicas que favorecem o seu desenvolvimento motor e cognitivo, com acompanhamento sistemático.

Inscritas no programa, as crianças de zero a 6 anos recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). Pelo programa, o município faz todo o acompanhamento do seu desenvolvimento e crescimento. Esse atendimento é feito através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que objetiva complementar o trabalho social e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

“Acompanhamos o seu desenvolvimento contando com o auxílio de outros órgãos do município como a parceria positiva que mantemos com a Casa da Gestante, como também, com outros setores como as secretarias municipais de Saúde e Educação e Conselho Tutelar”, explica Paula Mileni de Souza, supervisora do programa no município.

Além do desenvolvimento da criança, o programa assiste a gestantes para garantir uma gravidez saudável. “Através de contato constante e positivo com a Casa da Gestante, garantimos uma gravidez saudável tanto da mamãe quanto do bebê.  Tem sido uma ação das mais promissoras com atendimento eficaz das pessoas inscritas no programa”, complementa a supervisora. (Comunicação/Prefeitura)