WhatsApp_Image_2021-07-21_at_16.02.37.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-21_at_16.02.35.jpeg

Medicina Preventiva foi tema

de  palestra para funcionários

da Saúde de Cornélio Procópio

 

Síndrome EDAP e Covid-19 foram os principais temas discutidos

 

Pandemia, Covid-19, Coronavírus, DSTs, Aids, tabagismo, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência. Estes  foram alguns dos  temas abordados nesta quarta-feira (21) em Cornélio Procópio durante palestra dirigida a agentes comunitários de saúde do município. A palestra foi aberta pela secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski e reuniu principalmente servidores que atendem nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município.

“É tempo de reciclar e toda a informação neste momento é importante e necessária. Quanto mais deixamos a nossa equipe melhor estruturada com informações, o trabalho passa a ser desenvolvido com mais eficiência”, disse a secretária de Saúde durante a abertura.

A palestra foi conduzida pelo médico-veterinário Sandro F. Pain, do Grupo Saúde e Vida. Realizada no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central),  sem nenhuma despesa para o município, manteve o foco  nas principais doenças mentais conhecidas por  “Síndrome  EDAP” (estresse, depressão, ansiedade e pânico) e principalmente na Covid-19.

Relaxamento – Para o técnico, a falta de maiores cuidados das populações de algumas cidades, o relaxamento do isolamento social em algumas cidades, tem provocado o aumento de casos. Citou que em março do ano passado, o Paraná foi o último estado a apresentar o primeiro óbito por Covid-19. Mas,  no momento, Curitiba e Londrina, pelo aumento de casos, chegaram a adotar o  “lockdown”  vermelho.

“É a chamada falsa segurança em que as pessoas já pegaram a doença e por não ter diabetes, doenças do coração e outras comorbidades e não precisou ficar internadas. Mas, o fato dela ter contraído a doença, não a impede de pegar novamente a doença e se transformar em um vetor em potencial e seguir disseminando o vírus principalmente às pessoas com comorbidades e causando mortes”, alertou. (Comunicação/Prefeitura)

 WhatsApp_Image_2021-07-21_at_09.09.27_1.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-21_at_09.09.27.jpeg

Encontro em Cornélio Procópio

discute a criação do Conselho

Municipal da Pessoa com Deficiência

Um encontro coordenado pela Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Universidade do Norte do Paraná (UENP), discutiu, na tarde desta terça-feira (20) em Cornélio Procópio, o fortalecimento dos conselhos municipais e sugeriu a criação no município do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência. A proposta da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) é adequar as políticas públicas à norma constitucional em seus dispositivos, princípios, conceitos e demais conteúdos garantindo o direito às pessoas nestas condições.

“Trouxemos algumas ideias para desenvolver as políticas locais, exemplos de alguns municípios onde já estão estabelecidas politicas da equoterapia, por exemplo, para que, com a contribuição do município, seja uma realidade aqui para participação das pessoas com deficiência. Sugerimos também a criação de um Fundo Municipal e discutimos a empregabilidade da pessoa com deficiência através da aprendizagem PCD para dentro da prefeitura”, exemplificou Felipe Braga Cortes, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência do Paraná, que conduziu o encontro.

Realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), o encontro contou com as presenças do prefeito Amin Hannouche e da vice-prefeita e secretária da Saúde, Angélica Olchaneski. “Momento oportuno para alinharmos nossas ações às inovações nessa área. A criação de um conselho municipal específico para esse segmento servirá para fortalecer ainda mais o trabalho que o município já desenvolve nessa área”, ressaltou o prefeito Amin Hannouche. O encontro também contou com representantes de órgãos gestores de assistência social do município. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-07-20_at_14.32.18.jpeg

Prefeitura de Cornélio Procópio

lança o Programa de Recuperação

Fiscal-Refis-CP 2021

Lei Complementar assinada pelo prefeito Amin Hannouche oferece várias opções para quitação das dívidas

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio está lançando o Programa de Recuperação Fiscal Refis-CP 2021 que concede redução nos valores de multas e juros devidos pelos contribuintes.  De acordo com a Lei Complementar n° 04/2021 assinada pelo prefeito Amin Hannouche e publicada no Boletim Oficial do Município no último dia 15, concede descontos dos juros e multas de tributos municipais gerados até o dia 31 de dezembro de 2020.

Segundo o prefeito, o objetivo é dar oportunidade aos cidadãos para regularizarem seus débitos em IPTU, taxas, tarifas e multas municipais, inclusive. “Procuramos com essa iniciativa auxiliar a população procopense  que, em meio à pandemia, no ano passado, não conseguiu quitar seus tributos. Agora será possível fazê-lo parcelado e com desconto de juros e multas. Esse é mais um compromisso que cumprimos com o cidadão procopense”, comenta Amin

De acordo com o programa, o parcelamento pode ser feito de acordo com as possibilidades de cada contribuinte. À vista, gozará de desconto de 100% incidente sobre os juros e multas. Já parcelado, os descontos são: 90%, em 3 parcelas; 80%, em 12; 60%, em 24; 40%, em 36; 20%, em 48; e  e desconto de 5%, se o contribuinte optar pelo pagamento em 60 parcelas.

Em caso de atraso no pagamento de qualquer das parcelas por 90 dias, o parcelamento será revogado.  Todos os detalhes da atual lei de regularização dos créditos municipais  estão contidos no Boletim Oficial do Município. O prazo para adesão ao programa já está vigorando desde o último dia 17 de julho.  (Comunicação/Prefeitura)

ft_obras_hospital.jpeg

Obras do Hospital Regional

de Cornélio Procópio já

alcançam 96%

Município intensifica entendimentos para a compra da mobília e dos equipamentos

O Hospital Regional de Cornélio Procópio já está com 96% de suas obras prontas. A informação foi prestada pelo prefeito Amin Hannouche, depois de receber, sexta-feira da semana passada (16) em seu gabinete, uma equipe da agência regional da Caixa Econômica Federal (CEF) de Londrina, que trouxe pessoalmente o atestado que indica o estágio atual da obra. Agora, só depende mesmo da liberação de recursos do Governo do Estado para compra de mobília e dos equipamentos para começar a funcionar.

“Com a graça de Deus, estamos chegando ao final desta obra, restando apenas 4% para a finalização e entrega ao município. Isto nos dá um alento e faz com que possamos prosseguir nas tratativas junto ao governo estadual para a liberação dos R$20 milhões necessários à aquisição dos equipamentos”, disse Amin Hannouche após o encontro com os representantes da CEF.

Disse que esteve recentemente com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) – que está servindo de elo nos entendimentos entre o município e o governo do estado para a liberação do recurso – e finalizando com sua equipe o orçamento completo desses materiais. “Estamos colhendo vários orçamentos para que possamos obter um preço médio de todos os equipamentos necessários ao funcionamento do hospital”, adiantou.

Demandas - A meta, segundo o prefeito Amin, é agilizar o processo de licitação e entregar o ofício endereçado ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e ao governador Ratinho Júnior. Com esse documento é que será elaborado o termo de convênio para o repasse do recurso para que o município possa comprar esses equipamentos. Estas são as duas principais demandas para a liberação do recurso e conclusão da obra.

O hospital está sendo construído em uma área de 7.613,77 quadrados no Conjunto Residencial Professora Marta Dequech (zona norte da cidade). Está em uma região que engloba, além de Cornélio Procópio, cerca de 220 mil moradores dos municípios de Assaí, Congonhinhas, Curiúva, Itambáracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.(Comunicação/Prefeitura)

Foto; Amin: meta agora é agilizar o processo de licitação dos equipamentos.