“Palhaçada Contemporânea”

 

Secretaria de Cultura de

foto_secretaria_de_saude.jpeg

 

Cornélio Procópio fecha com o

grupo “Triolé” apresentações

de teatro ao ar livre na cidade

 

Apresentações integram projeto “Fora da Estrada Norte Pioneiro” incentivado pelo Governo do Estado

 

Será usando um fusca amarelo, ao melhor estilo do “carro da pamonha”, que os palhaços “Lambreta” e “Mereceu” vão fazer a alegria dos baixinhos e altinhos de Cornélio Procópio em plena pandemia. Será a próxima atração acertada pela Secretaria Municipal de Cultura com o grupo “Triolé” para três dias em pontos estratégicos no município, em setembro: Centro de Eventos; Distrito de Congonhas e Jardim Panorama.

Calma, não se assuste. Nada de público ou aglomeração, pois é um espetáculo inteiramente virtual que vai chegar à sua casa via rede social de informações. Através da divulgação do telefone da companhia de teatro, pelo popular Whatsapp, a população vai receber a peça teatral desta cultura no conforto e segurança de sua casa, isto é, virtualmente.

Para “vender” o seu produto, ou seja, anunciar o espetáculo, o elenco utiliza um fusca 77 amarelo, onde os palhaços – que se autodenominam de “pamonhas”, convidam os moradores para o espetáculo produzido pelo Triolé. “O objetivo é levar a arte para locais aonde não chegam os espetáculos, ou ações artísticas com frequência”, como define um dos diretores, o palhaço Alexandre Simioni.

De acordo com o que foi combinado com o diretor de Cultura do município, Ademir Balera, o grupo fará três apresentações na cidade nos dias 27, 28 e 29 de setembro. “Já obtivemos o sinal verde do prefeito Amin Hannouche e essa será a primeira de outras atrações que pretendemos trazer para a cidade”, adiantou Balera, após o acerto com os membros do grupo.

As apresentações serão trazidas a Cornélio Procópio com o apoio do Governo do Estado, através da Copel e Paraná Cultural. Seus espetáculos são projetados para espaços abertos e nesse sentido, o Fusca Zé é essencial, porque hoje o grupo utiliza o carro como seu ponto de energia para ligar todos os equipamentos necessários, sendo possível apresentar os espetáculos em qualquer lugar. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Membros do “Triolé” acertaram as apresentações durante reunião na Biblioteca Cidadã.

foto_drive_thru_junino_1.jpeg
foto_drive_thru_junino_2.jpeg
foto_drive_thru_junino_3.jpeg
foto_drive_thru_junino_4.jpeg
Drive Thru Juninio: Solução para a

escola e sensação para as crianças

Cmei Professora Lia Trevisan promoveu a sua festa na tarde deste domingo

A pandemia transformou eventos e drive-thru virou alternativa. O sistema tem se tornado na maior opção de entrega neste período de distanciamento. É para tomar vacina, pedir lanche. Enfim, tudo de dentro do carro. E como ainda não há qualquer possibilidade de eventos, o Cmei Lia Marisa Lacerda Trevisan ajustou-se à situação, seguiu as recomendações para evitar a contaminação e promoveu com sucesso o seu Drive Thru Junino.

Foi na tarde deste domingo e envolveu mais 80 por cento de seus alunos que, no interior dos carros dirigidos pelos pais, passaram pela escola, mataram a saudade de ver o sorriso da sua professora e recolheram o kit com as gostosuras caipiras. Nas encomendas, tudo o que as crianças gostam: bolos, bombons, cachorro quente e refringentes, entre outros.

“Um momento especial para eles que têm permanecido em casa por conta da situação que se estabeleceu. Vêm aqui, faz uma foto com a professora e leva a sua cestinha”, disse Maria Lídia Funari , secretária Municipal de Educação, que esteve na escola para prestigiar a promoção. Lembrou que no passado já houve escola do município que promoveu a festa com sucesso.

No Cmei foi a primeira promoção do gênero. “Tivemos um envolvimento muito bom, com professores, funcionários, todos trabalhando para o sucesso da promoção. Contamos com a parceria do Lions Clube e APMS e o que for arrecadado com a festinha, será revertido para as necessidades da escola e das próprias crianças”, disse a diretora do Cmei, Ana Roberta.

O prefeito Amin Hannouche também passou pela escola para prestigiar a promoção. “São alternativas como esta que nos trazem mais conforto neste momento que atravessamos. Vim para trazer o meu abraço a todos os envolvidos na promoção. Se Deus quiser, isto vai logo passar para que retornemos com nossa vida normal”, disse o prefeito. (Comunicação/Prefeitura)

foto_comandante_1.jpeg

foto_comandante_2.jpeg

foto_comandante_3.jpeg

foto_comandante_4.jpeg

foto_comandante_5.jpeg

Comandante da PM participa de

reunião em Cornélio Procópio e

recebe homenagem da Amunop

Militar ouviu reivindicação dos prefeitos e foi homenageado pela Associação dos Municípios

O comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, esteve em Cornélio Procópio na tarde desta quinta-feira (24) onde participou de reunião extraordinária da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop). Ele veio a convite do presidente da entidade e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, para falar sobre a atuação do trabalho da segurança pública e ouvir as reivindicações dos dirigentes de alguns dos municípios da região sobre aumento de efetivos para suprir a demanda em suas áreas.

O prefeito de Cornélio Procópio abriu o encontro e, em sua saudação, elogiou o trabalho que a Polícia Militar, através do 18º BPM, vem prestando ao seu município. “Estamos bastante satisfeitos com o trabalho das polícias Militar e Civil em nosso município. Apesar das dificuldades que o Estado tem com o contingente humano, estamos muito felizes de contarmos com a sede do batalhão. Implantada na gestão do ex-prefeito Márcio Pozzi, realiza trabalho eficaz em toda a região”, disse Hannouche.

Em sua fala , destacou a harmonia que existe na área entre as duas polícias. “Aqui, somos privilegiados: não temos crimes de maior gravidade, como latrocínios e sequestros, entre outros, pela presença física as polícias Militar e Civil”, elogiou. Aproveitou para justificar a ausência do deputado Luiz Cláudio Romanelli que ainda se recupera de um problema de saúde. Por fim, fez um pedido ao comandante para que, com o ingresso de novos policiais militares, destinasse parte desse material humano para aumentar o efetivo do 18º Batalhão.

Alguns dos prefeitos que participaram reunião em Cornélio Procópio reclamaram da falta de um efetivo maior da corporação para suprir a demanda em seus municípios. Entre eles, a prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon, e o prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Guimarães, que pediram um policiamento presente na região de fronteira de seus municípios com o Estado de São Paulo, que serve como tráfico de drogas. Já o prefeito de São Jerônimo da Serra, Venícius Rosa, relatou o aumento em seu município de furtos de animais no campo.

Em seu pronunciamento, o comandante estadual da PM disse que vai estudar todas as reivindicações e procurar resolvê-las da melhor maneira possível através de trabalho conjunto com os municípios. Citou como uma das alternativas o ingresso na Polícia Militar de pelo menos 2.400 novos policiais aprovados em concurso público . “Além desse número, temos a promessa do nosso governo de aumentar esse ingresso para 3 mil novos policiais, o que ajudaria a suprir essa demanda”, disse Teixeira.

Também participaram da reunião no Centro Cultural Galdino de Almeida, o prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop) Edimar Santos; Ione Abib, de Andirá; Sebastião Rogati, de Nova América da Colina; e Roberto Carlos Messias, de Nova Fátima; Ao final, o comandante estadual da Polícia Militar recebeu do prefeito Amin Hannouche uma réplica com do monumento do Cristo Rei, imagem-símbolo do município. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-06-23_at_16.38.06.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-23_at_16.38.07.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-23_at_17.06.09.jpeg

Amin visita UTFPR e reforça

parceria entre o município

e a universidade

 

Encontro aconteceu com a presença do reitor Marcos Schiefler que veio para a posse do diretor campus local

O prefeito Amin Hannouche participou na tarde desta quarta-feira (23) da apresentação dos novos investimentos que Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está promovendo no Campus de Cornélio Procópio. A exposição foi feita pelo diretor-geral da unidade local, Marcos Jacometti  que, no período da manhã,  foi reempossado no cargo pelo reitor Marcos Schiefler, depois de vencer as eleições realizadas em maio. A cerimônia de posse foi realizada de forma interna devido à pandemia.

“Em companhia de nossa vice-prefeita Angélica Olchaneski, viemos para felicita-lo pela recondução no cargo e renovar nossa proposta de seguir mantendo os bons laços que unem o município a essa grande instituição. Aproveitamos também para trazer ao reitor e toda a sua equipe votos de boas-vindas, com a certeza de que vamos ainda nos encontrar muitas vezes nos próximos anos e que cada encontro seja de renovação de ideias”, disse o prefeito durante sua saudação.

Com a presença de diretores das principais áreas de ensino da universidade, o diretor-geral do campus apresentou um amplo esboço dos investimentos que estão em andamento  em vários setores  para melhoria na infraestrutura e acessibilidade do campus e o fortalecimento da identidade institucional da escola. Entre as inovações está a construção do último bloco da unidade  previsto para ser iniciado no começo do ano que vem. O vice-reitor da universidade, professor Heron dos Santos Lima, também veio para a posse. (Comunicação/Prefeitura)