?? ?????́??? ?????́???,

???̂???? ?? ???????????

??????̧? ??̧?̃?? ???? ?????

?? ???? ?? ???????

Estimular a busca ativa de oportunidades de empregos, através de trabalho conjunto com empresas locais, facilitando a intermediação de mão de obra na captação de vagas e emprego. Este o papel principal da Agência do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, que, além da oferta de cursos de capacitação através de parcerias com instituições, tem priorizado a busca por vagas de trabalho.

No momento, mesmo com as dificuldades geradas pela pandemia, a agência tem apresentando resultados positivos com a captação de vagas de emprego aumentando de maneira satisfatória. “Temos fechado com uma média mensal de 30 colocações. Graças a Deus, os esforços nessa busca têm sido bons”, relata a diretora do Departamento de Trabalho e Emprego, Gisele Picolotto, que também responde pela gerência da agência.

Lembrou que o esforço concentrado nesse objetivo é uma das recomendações do prefeito Amin Hannouche, principalmente nessa fase atípica vivida pela população com a chegada da pandemia. Mas, com determinação e criatividade, as intermediações têm sido eficazes e alcançado seus objetivos.

“Antes, as pessoas chegavam aqui e só deixavam os seus currículos. Hoje, não. Criamos um cadastro onde consta um perfil completo do candidato com todas as suas habilidades e fazemos a intermediação, inclusive com pré-entrevistas, isto é, substituímos o currículo pelo cadastro”, explica.

Outra atividade da agência é a oferta de cursos profissionalizantes. Através da manutenção de parceria com o Senai/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná), está criando um agendamento voltado à promoção de cursos de capacitação profissional que em breve serão disponibilizados para a comunidade.

Recentemente, houve uma reunião com representantes do Senai, da qual participaram também o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Marin e o diretor de Indústria e Comércio, Diones Carlos de Campos, no sentido de discutir a parceria de alguns cursos de capacitação que que o município vai  promover. Capacitados, os candidatos que procuram diariamente a unidade, terão melhores condições de enfrentar a demanda.

(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Reunião discutiu a promoção de novos cursos de capacitação profissional para o município.

 

Prefeitura conclui a restauração

de mais uma ponte no Distrito

de Congonhas

 

A prefeitura de Cornélio Procópio segue realizando obras em diversas frentes do município na cidade e no campo. Depois da completa restauração em uma ponte da zona rural de Congonhas,  na  estrada que liga o bairro à rodovia BR-369 pela fazenda Ricafé, agora recebeu a manutenção de outra sobre o córrego Irara, situada na zona urbana do distrito.

Originalmente construída em madeira, encontrava-se em más condições pelo excesso de uso, tendo que ser praticamente refeita. “Trata-se de uma ponte com muitos anos de uso e já necessitando dessa reforma”, disse o subprefeito do distrito, Luiz Aleixo.

A melhoria, segundo ele, integra um pacote de medidas encomendas pelo prefeito Amin Hannouche e voltadas à melhoria das condições de vida no distrito. Além de alongada, a ponte recebeu concreto em toda a sua extensão, aumentando a segurança para quem a utiliza. (Comunicação/Prefeitura)

Covid-19 -  Amunop se reúne e decide

seguir com medidas restritivas para

conter o avanço da doença

 

Entre as medidas tomadas estão o acatamento de decreto do governo estadual; suspensão do feriado de Corpus Christi e manutenção da paralização das  aulas   

Na manhã desta sexta-feira (28), o prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Amin Hannouche, manteve entrevista com a imprensa local para anunciar as novas medidas de restrição que visam o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus na região. Entre as posições concretas que os municípios associados à entidade vão seguir estão o acatamento integral do ultimo decreto estadual;  a suspensão do feriado de Corpus Christi e a manutenção da paralização das aulas em escolas municipais e estaduais.

A decisão foi tomada após uma reunião entre os prefeitos da Amunop , realizada de forma remota na noite de quinta-feira (27). “Diante dos números que estão se alterando, temos consciência do novo momento em que estamos vivendo com alguns até chamando de ‘uma terceira onda’. Infelizmente, algumas pessoas se descuidaram e não estão mais mantendo o distanciamento recomendado. Por isso mesmo, estamos atravessando esse momento ruim”, disse Hannouche.

Com relação ao feriado de Corpus Christi, este ano comemorado no dia 3 de junho, foi transferido para o segundo semestre deste ano. A medida também foi tomada de comum acordo com os prefeitos da região e com segmentos do comércio. A data a ser escolhida vai depender do andamento da doença. “Sentaremos com a  classe trabalhadora e empresários e juntos vamos escolher uma data em que o trabalhador possa usufruir do feriado”, explicou.

Outro ponto discutido na reunião da Amunop foi a discussão sobre pedido do Núcleo Regional de Educação  para a retomada das aulas paralisadas desde o início da pandemia nas redes estadual e municipal. Citou que, após amplo debate, a decisão foi pela manutenção da paralização em todas elas. “Ainda não estamos totalmente seguros por não ter ainda vacinado nossos professores e funcionários das escolas e o momento da doença ainda e crítico na região”, esclareceu.

Sobre a deliberação do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, quanto às medidas contidas no documento, houve acatamento por 100 por cento dos prefeitos.   Assim, funcionam aos domingos apenas os serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados, como estabelece o decreto estadual sem que nenhum prefeito emita qualquer novo decreto diferente.

No decreto do governo, o horário de fechamento do comércio passou das 22h para às 21h. O presidente da Associação Comercial e Empresarial local, Eduardo Quero, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Região Norte, Fabiano Kazumiti Inoue,  também participaram da reunião na prefeitura. (Comunicação/Prefeitura).

Foto: Amin: “As pessoas se descuidaram e não tomam mais as medidas necessárias”.

WhatsApp_Image_2021-05-27_at_16.22.27.jpeg

WhatsApp_Image_2021-05-27_at_16.22.28.jpeg

WhatsApp_Image_2021-05-27_at_16.30.56.jpeg

Secretaria de Assistência Social

de Cornélio Procópio lança a campanha

“Onde há calor, há mais vida”

Promoção visa arrecadar roupas de inverno  para famílias carentes do município pela Campanha do Agasalho 2021

A secretaria Municipal de Assistência Social de Cornélio Procópio lançou  esta semana a Campanha do Agasalho 2021. Este ano, sob o título de “Onde há calor, há mais vida”, conta com a parceria de órgãos como o Sesc/Paraná, através de sua unidade local, Instituto Grpcom e Rede Paranaense de Comunicação e  já instalou vinte pontos de arrecadação na cidade onde a comunidade pode fazer sua doação.

O lançamento foi feito pelo prefeito Amin que, em companhia da vice-prefeita, Angélica Olchaneski , esteve recentemente na sede da secretaria quando recebia os alimentos doados pela população na campanha municipal da “Vacinação Solidária”.  “A  população tem se mostrado solidária em todas as nossas campanhas. Agora, com a proximidade do inverno, contamos mais uma vez com a sua colaboração para auxiliar as famílias necessitadas  neste momento difícil que o país atravessa”, conclamou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Ubirajara Nicolau Fraez (Bira), a campanha do agasalho deste ano, basicamente,  será focada na arrecadação de roupas de cama e banho, cobertores e calçados que podem ser depositados nas caixas coletoras espalhadas em vinte pontos da cidade, na Prefeitura ou na própria sede da secretaria. Também podem ser entregues durante a vacinação contra a Covid-19 no Tiro de Guerra.

“Quando for se vacinar, se puder, doe agasalhos. A doação não é obrigatória e não está vinculada à aplicação da vacina. É apenas um auxílio para quem precisa, como tem feito com os alimentos que estão sendo doados”, disse Fraez.

Indicou que, além dos locais mencionados como pontos coletores, as doações podem ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Assistência Social, Rua Goiás, 282, ou na sede do Sesc, na Avenida Nossa Senhora do Rocio, 282. (Comunicação/Prefeitura).

Foto: Bira: Além das caixas coletoras, doações podem ser feitas durante a aplicação da vacina no Tiro de Guerra