WhatsApp_Image_2021-05-04_at_09.09.25.jpeg

 

Cornélio Procópio 

Secretaria de Saúde esclarece

sobre a segunda dose da vacina

contra Covi-19

 

Prefeitura tranquiliza indicando que ela pode ser tomada em intervalo de até 7 semanas

A falta de regularidade na entrega de doses da vacina contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde, causou atraso na continuidade do processo de vacinação no município. Os protocolos de vacinação, no entanto, serão mantidos, com base em informações da Secretaria de Saúde do Paraná, que informa que um intervalo maior que 28 dias entre a primeira e segunda dose da Coronavac não afeta sua eficácia imunológica.

O esclarecimento foi transmitido pela secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, indicando que o atraso aconteceu, mas não afeta a eficiência da primeira dose. “O prazo recomendado pelo MS é de 4 semanas. Mas, não havendo vacinas disponíveis no momento, a segunda dose pode ser aplicada em um prazo intervalo de 6 ou 7 semanas sem afetar o reforço da imunidade”, garantiu. Entretanto, independentemente da data, a segunda dose é imprescindível.

Disse que o atraso aconteceu em vários municípios brasileiros com o MS não conseguindo enviar a remessa no período aguardado para o Paraná e outros estados da federação. “Seguimos aguardando a chegada dessas doses na Secretaria de Saúde do Estado e que nos repasse para que possamos fazer a retomada da vacinação”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)

 

Cornélio Procópio registra mais

três mortes por Covid-19. Total

já chega a 108

 

Os óbitos foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Não há informações sobre a identidade e histórico de saúde dos pacientes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cornélio Procópio anunciou nesta segunda-feira (03) mais duas mortes no município em decorrência de complicações da Covid-19. As vítimas são três homens, respectivamente, com 56, 71 e 81 anos. Com isto, o total de óbitos no município chega a 108, com três deles registrados nesta segunda-feira.

O último  Boletim Epidemiológico da SMS indica que, em apenas 24 horas, 81 novos  casos foram confirmados com a doença, elevando os registros de 4.364, para 4.427. Desde o início da pandemia,  foi o período  com o maior número de notificações no município. 12 pacientes estão internados, com três deles em UTIs e o restante em enfermaria.

O boletim mostra também que atualmente existem 259 casos ativos, com 247 em tratamento domiciliar, sendo 158 sintomáticos. 597 pessoas seguem sob monitoramento, com 101 casos sob investigação. O total de casos descartados somam 9.447. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-05-03_at_08.46.49.jpeg

Prefeitura segue recuperando estradas

rurais com aplicação de cascalho

 

A prefeitura de Cornélio Procópio aproveita o longo período de estiagem e atua no trabalho de recuperação de estradas vicinais. O trabalho cumpre mais uma etapa das propostas de governo do prefeito Amin Hannouche e da vice-prefeita Angélica Olchaneski, incluídas no plano de governo direcionado à zona rural.

“São serviços que temos visto com carinho e temos determinado às nossas equipes deste setor esta agilização que favorece diretamente aos nossos produtores do campo”, disse Hannouche, ao ser comunicado sobre a conclusão de um trecho de 1.500 metros que recebeu a melhoria através do cascalhamento.

O trecho recuperado é de uma estrada municipal de acesso à Fazenda Santa Catarina, na divisa com o município de Nova Fátima. Além do escoamento da produção agrícola, vai melhorar o transporte de alunos matriculados na Rede Municipal que, em dias de chuva , ficavam impedidos de ser transportados. (Comunicação/Prefeitura)

Governo discute em

Cornélio Procópio novo

plano de desenvolvimento

dos municípios

 

Apresentação aconteceu durante reunião da Amunop pelo secretário Valdemar Bernardo Jorge

Identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. Esta é a proposta do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual de Planejamento, no sentido de oferecer a eles condições para aumentar a geração de empregos e diminuir as desigualdades regionais.

Com o título de Planos Regionais de Desenvolvimento, o programa foi apresentado na manhã desta sexta-feira em Cornélio Procópio pelo secretário da pasta, Valdemar Bernardo Jorge. Ele participou de reunião da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), a convite de seu presidente e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, através de pleito feito direto ao governador Ratinho Júnior na semana passada.

“O objetivo é desenvolver um trabalho e fazer com que haja um desenvolvimento através de uma pesquisa científica. Este, inclusive,  já fizemos em Cornélio Procópio, cujo material entregamos ao secretário para que pudesse analisá-lo. É um estudo da maior importância e nosso município fez o dever de casa ao concluí-lo”, disse Hannouche.

Plano Regional

A meta da secretaria estadual é conseguir um plano regional para que as políticas públicas municipais estejam alinhadas com as estaduais. “Com a participação da sociedade, queremos criar um plano que possa direcionar os investimentos estaduais nesta região do Estado”, disse o secretário, na explanação que fez aos prefeitos da Amunop durante sua participação na reunião.

Disse que sua pasta separou oito regiões que vão receber um atendimento especial. “São regiões que precisam mais de uma atenção e um carinho do Governo do Estado e vamos dar todo o apoio. Aqui em Cornélio Procópio já existe um estudo de desenvolvimento do município e o que queremos agora é, com esses dados, elaborar um plano regional incluindo os demais municípios da Amunop”, complementou o secretário.

A reunião, realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida, reuniu a maioria dos prefeitos que integram a entidade e o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Também discutiu assuntos que tratam da parceria direta com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnop). A diretora administrativa Financeira do Consórcio, Cristina Alves, apresentou uma atualização dos procedimentos relacionados ao entendimento com os municípios.

Foto: Hannouche: “Ao concluir o estudo, Cornélio Procópio fez o dever de casa”