431970ab-53b4-48f0-b974-0225a750a5d5.jpg

720ce8df-328e-49f8-8a51-5d2ff1a6780d.jpg

O Campus de Cornélio Procópio (CCP) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou neste mês de  novembro, o Projeto Aurora. Vinculado à Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio, o programa de extensão, voltado à saúde e ao bem-estar, beneficiará 40 idosos que viviam em situação de vulnerabilidade social no município.

O projeto será desenvolvido no Condomínio Residencial Zulmira Machado Badaró de Cornélio Procópio. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, uma equipe formada por professores e alunos bolsistas atuarão semanalmente no espaço desenvolvendo ações multidisciplinares que proporcionem às pessoas idosas uma vivência positiva do envelhecimento por meio de diferentes atividades.

“Com esse projeto de extensão, inserimos os estudantes na prática e os maiores beneficiados serão os moradores do condomínio que terão as atividades de enfermagem, assistência social, biologia, saúde, entre outras. Ou seja, várias áreas de interesse dos idosos para que tenham um melhor bem-estar”, afirma Rui.

A proposta será coordenada pela diretora do CCP, Vanderléia da Silva Oliveira, e contará com envolvimento dos professores Rodrigo Poletto, Luiz Gazal, Dhiego Ferreira e Emanuele Galvão, do curso de Ciências Biológicas; Edna Ktakura e Miriam Alarcon, do curso de Enfermagem; Ana Paula Brandileone, de Letras; e Ivone Pingoelo, de Pedagogia.

Vanderléia explica que a ação a ser desenvolvida no condomínio para pessoas idosas terá duração de dois anos e atenderá às políticas públicas previstas no Programa Viver Mais Paraná. “A iniciativa deve oferecer mais qualidade de vida por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer”, elucida.

Ainda de acordo com Vanderléia, as ações estarão voltadas ao bem-estar dos idosos, auxiliando-os em atividades de leitura, cultura, de educação ambiental, cuidados com horta, dentre outras. “As ações serão individuais e em grupo, com encontros semanais. Os projetos se revezam entre encontros, de modo a garantir diversidade de abordagem e temas de trabalho, permitindo atendimento multidisciplinar para as pessoas idosas residentes do condomínio”, completa.

No lançamento da iniciativa, a prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angelica Olshanesck, afirmou que o Projeto Aurora propiciará uma troca de experiências entre os bolsistas, professores e residentes do condomínio. “Será a primeira experiência deles enquanto profissionais e a experiência de vida dos idosos, porque essas bagagens trazidas por eles são enriquecedoras”, ressalta.

A aposentada Josefina Pereira dos Santos, de 65 anos, pagou aluguel por 44 anos e decidiu morar no condomínio de idosos pelos benefícios que o local oferece. “As opções de lazer que temos são inúmeras. Cuidamos da nossa horta comunitária, pescamos na represa, além das refeições e eventos que movimentam nossos dias. Peguei a chave em 16 dezembro do ano passado e, um ano depois, sou bem mais feliz e realizada”, agradece a moradora.

Participaram também da solenidade de lançamento do Projeto Aurora o diretor e vice do Campus Luiz Meneghel da UENP, Ricardo Castanho Moreira e Ademir Zacarias Junior; o diretor de Extensão da UENP, José Antonio Marcelino; o coordenador e o chefe do Escritório Regional da COHAPAR, Vagner Orias e Lucio Henrique Bonacin; a assistente social da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Wania Fioravante; a secretária da Mulher, da Criança, da Juventude e do Idoso, Maria Gabriele Druzini; e o presidente do Conselho Municipal da População Idosa, Silvio Victor.

Viver Mais Paraná

O “Viver Mais Paraná” é uma modalidade do programa estadual de habitação voltado ao atendimento de idosos com renda de um a seis salários mínimos. Em parceria com as prefeituras, a COHAPAR contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer. (UENP)

e6493124-914d-47b5-9870-6bc20b05ce63.jpg

9e29f912-f524-4ac1-b721-d5809cfafe35.jpg

A Prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, anunciou que a cidade está entre as 10 melhores do país para promover o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) 2023, criado pelo Instituto de Longevidade, Cornélio Procópio é a 7ª cidade no ranking nacional entre as cidades brasileiras mais bem preparadas para atender a crescente população idosa do Brasil. O IDL mede o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para oferecer qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais, classificando as cidades em três grupos diferentes: pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes.

No Paraná, os principais destaques são Cornélio Procópio (7º lugar no ranking nacional entre cidades do mesmo porte), Pato Branco (14º), Francisco Beltrão (29º), Campo Mourão (44º) e Dois Vizinhos (52º). Entre as cidades pequenas, destacam-se os municípios de Formosa do Oeste (27º), Turvo (32º), Santa Helena (41º), Pranchita (43º) e Esperança Nova (44º).

O IDL 2023 avalia diversos dados públicos que impactam o bem-estar geral da população com 60 anos ou mais e cria, a partir dessas informações, um escore para classificar as diferentes cidades. Fontes como IBGE, DataSUS e INSS são consultadas, numa avaliação que considera 23 indicadores diferentes, separados em três dimensões (saúde, socioambiental e economia) e de acordo com o tamanho dessas cidades.

Este reconhecimento é um testemunho do compromisso de Cornélio Procópio em criar um ambiente acolhedor e sustentável para seus cidadãos mais velhos. A cidade continua a fazer investimentos significativos para garantir que seus residentes mais velhos tenham acesso a serviços de alta qualidade que promovam seu bem-estar geral. (Paulo Bueno)

546d633a-670a-4882-ade6-9f5148554887.jpg

293aa1a1-054e-46c6-aba8-98fb689904af.jpg

A prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, destacou os recursos que estão sendo aplicados para a modernização e conceito do projeto de revitalização do Lago São Luiz.

Um grande projeto arquitetônico foi idealizado e criado pela Secretaria Municipal de Planejamento, envolvendo recursos de aproximadamente R$ 2 milhões liberados pelo Governo do Estado através de gestão política do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Para promover o lazer e turismo da cidade, a Prefeita Angélica Olchaneski e o Prefeito Amin Hannouche planejaram fazer do tradicional lago de Cornélio Procópio um ponto de visitação pública. “O Lago São Luiz faz parte da história da cidade e é o local onde os procopenses terão mais conforto em passear e se divertir além de ser um dos cartões postais da cidade”, explicou a Prefeita em exercício Angélica Olchaneski.

Este investimento marca um passo significativo para a cidade de Cornélio Procópio, pois não só melhora a infraestrutura do Lago São Luiz, mas também promove o turismo e o lazer na região.

f7fd096c-d15f-4625-a6d3-9ef39925a97b.jpg

755f58d5-d5bf-45c7-8c07-52c25d978c1c.jpg

fceb7261-65b5-48da-b2ab-4e0dd2e518dc.jpg

Ocorreu neste último final de semana, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o Hackathon AgroHub 2023. Este evento, uma maratona de inovação do agronegócio da região do Conecta Valley, promoveu em Cornélio Procópio uma disputa emocionante entre jovens na busca de soluções para o agronegócio.

A Prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, visitou o evento e incentivou os participantes a continuarem em movimento na busca de soluções tecnológicas que possam facilitar as atividades do campo ou da cidade.

O evento aconteceu no Parque de Exposição de Cornélio Procópio e reuniu muitos empresários, professores e incentivadores, dispostos a compartilhar experiências e expor as dificuldades do dia a dia. Os competidores tiveram a tarefa de apresentar soluções que sirvam como solução para o campo.

“Cornélio Procópio está engajado e dispõe de Universidades, Faculdades, Ensino Técnico e em breve o Instituto Federal e no futuro o Parque Científico Tecnológico, fazendo da cidade uma referência em ensino de qualidade com opções em várias áreas de ensino”, comentou a Prefeita Angélica Olchaneski.

O Secretário de Indústria e Comércio, Celso Marin, também esteve presente. Responsável por um setor que garante boa parte da economia da cidade, Marin sempre incentivou as universidades a promoverem ações criativas que possam ser transformadas em grandes projetos.

“Esse é o futuro, tivemos a geração dos acumuladores que sempre buscaram bens e propriedades e agora vemos a geração que busca conhecimento intelectual”, comentou Marin diante da transformação que as gerações passam. A expertise e o empreendedorismo encorajam e movimentam a economia.

As equipes vencedoras do AgroHub 2023 são uma grande ideia que oferecem soluções para as dificuldades do dia a dia. Este evento é um exemplo claro de como a inovação e a tecnologia podem ser usadas para melhorar a vida no campo e na cidade.