Em Cornélio Procópio, Led avança e deverá alcançar toda a cidade até julho

Novo sistema já foi executado nas principais vias e até o meio do ano deverá estar em todos os bairros

Cornélio Procópio vem melhorando substancialmente a iluminação pública da cidade. Luminárias antigas de lâmpadas de sódio, que não têm a mesma capacidade energética das feitas com LED, vêm sendo substituídas passando a oferecer maior eficiência nas ruas da cidade.

Depois de chegar praticamente em todo o centro, o processo deverá estar instalado em todos os bairros até o final de julho. A previsão é de Rafael Bergamasco, responsável pelo serviço de iluminação pública do município, indicando que a melhoria já foi executada em cerca de 80% das vias, com investimentos de mais de R$ 6,5 milhões.

A sequência do trabalho só depende do desfecho de um processo de licitação que está em andamento para a compra do restante do material. A previsão é de que o trabalho seja reiniciado nos próximos 20 ou 30 dias. Bairros inteiros como a Vila São Pedro, já receberam 100% da melhoria.

O sistema de iluminação por  LED representa uma economia de mais de 40% do consumo de energia elétrica e é mais durável, com uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos. As lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão duram, em média, 20 mil horas. (Comunicação/Prefeitura.

Casa de Saúde Dr. João Lima

recebe mais quatro respiradores

Equipamentos vão auxiliar no tratamento de pessoas com a Covid-19

 A Casa de Saúde Dr. João Lima recebeu na manhã desta segunda-feira (22) quatro novos respiradores para utilização no combate à Covid-19. É a segunda doação que o hospital, que integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com  a doença, recebe em pouco mais de três dias.

Na sexta-feira, recebeu 30 bombas de infusão compradas através de consórcio entre a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop). A entrega dos equipamentos reflete a preocupação das autoridades locais e regionais trabalhando em parceria para atender a população.

“Aqui, trabalhamos de forma organizada, respeitosa e harmônica para vencer os obstáculos dessa doença. Unimos-nos mais uma vez e fizemos essa entrega ao hospital.  Esperamos que, com esses novos respiradores, a unidade possa atender mais pessoas no momento em que há tanta gente precisando”, disse o prefeito de Cornélio Procópio e presidente da Amunop, Amin Hannouche.

 Na entrega de hoje, também estiveram presentes, o prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente do Cisnop, Edimar Santos, a vice-prefeita de Cornélio Procópio e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, e assessores da Secretaria de Saúde. Os novos equipamentos foram entregues do diretor administrativo do hospital, Rangel da Silva. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Novos equipamentos foram entregues ao diretor administrativo do hospital

 

fotoiptu

IPTU 2021

Pedido de isenção

da taxa só deverá ser

feito a partir de julho

 

Os contribuintes de Cornélio Procópio que têm direito à isenção do IPTU 2021 deverão solicitar o benefício na Prefeitura Municipal a partir de julho. Em anos anteriores, os pedidos eram feitos a partir de março, Entretanto, com à expansão da pandemia provocada pela Covid-19, a medida foi tomada para evitar aglomeração de pessoas neste período.

A informação foi prestada pelo diretor de fiscalização da prefeitura, Antônio Luiz Ferracini.  Indicou que a mudança estará sendo regulamentado através de decreto e atende a um pedido do prefeito Amin Hannouche.

“Muitas pessoas, principalmente os idosos, estavam nos procurando para pedir a isenção. Como já existe um decreto que trata do distanciamento social, nos preocupamos com as aglomerações que se formavam e o prefeito Amin optou pela transferência”, informou o diretor.

Acrescentou que além dos aposentados, o benefício é concedido integralmente a outras categorias, como idosos e aqueles que sofrem de doenças degenerativas. ”Melhor estendermos o prazo agora do que termos que enfrentar aglomeração neste momento”, concluiu Ferracini. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ferracini: medida é para evitar aglomeração de pessoas

coronavirus covid 19

*Clique na imagem para informações sobre o COVID-19.