Ação foi realizada para alertar e orientar condutores do município

Cornélio Procópio- Nesta segunda-feira (27) Policiais Militares do 18º Batalhão, Corpo de Bombeiros e Diretran, realizaram uma blitz educativa na área central da cidade. A atividade fez parte da campanha de conscientização “Maio Amarelo”, “No trânsito, o sentido é a vida”. Foram feitas durante a blitz, abordagens com entrega de panfletos para orientação aos usuários de trânsito. Uma motocicleta e um carro totalmente danificado foram expostos para chamar a atenção dos condutores. O foco da ação foi a simulação com a equipe do Bombeiro Mirim que realizou todo o processo de resgate. O Diretor do Departamento de Trânsito do município, Paulo Mussi, que participou da ação, destacou que durante o mês foram realizadas diversas ações com foco em conscientizar os motoristas. “Tivemos um saldo positivo em conscientizar os condutores do município, e esperamos que eles possam levar as dicas para um melhor desempenho no trânsito”, destacou Mussi. A Subcomandante da 1ª Cia/18ºBPM, Mikaela Esmanhotto, explicou que as ações educativas são voltadas aos problemas no trânsito mais recorrente, e o uso do celular ao volante é uma delas. “É um problema que causa desatenção, e pode ser fatal. Então se precisar atender o telefone, encoste o veículo e depois volte ao trânsito”, reforçou. A simulação contou com 10 Bombeiros Mirins, 10 Alunos do 3º Colégio da Polícia Militar; Equipe da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. (Comunicação/Prefeitura)

1558985679526341.JPG

1558986072231921.JPG

1558986134177369.JPG

1558986192820710.JPG

1558986260747060.JPG

1558986320157352.JPG

1558986384830488.JPG

1558986453992963.JPG

1558986496803372.JPG

Estudantes da UTFPR de Cornélio Procópio destacaram projetos desenvolvidos na Universidade
Cornélio Procópio - Nesta quinta-feira (23) alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) do Campus de Cornélio Procópio, juntamente com o professor João Dallamuta, estiveram em uma reunião com o prefeito Amin Hannouche. A visita teve por objetivo apresentar o curso de técnicas da “SmartMec Junior”, empresa Júnior de Engenharia Mecânica da universidade. O professor Dallamuta explicou que o curso tem como objetivo desenvolver em alunos o perfil executivo, através de habilidades de vendas técnicas e relacionamento com clientes e formadores de opinião. “A UTFPR de Cornélio também é referência em atividades de empreendedorismo. As empresas nascidas na incubadora tecnológica do campus geram centenas de postos de trabalho na região, sendo um importante gerador de empregos de qualidade e arrecadação”, explica o professor. O prefeito Amin destacou a importância do desenvolvimento desses projetos acadêmicos para o futuro dos jovens alunos. “Iniciativas como essas é que promovem uma educação mais efetiva, transformando a realidade, assim proporcionando novas perspectivas de desenvolvimento para a sociedade”, enfatizou o prefeito. Os alunos na oportunidade também ressaltaram a importância da construção do Parque Tecnológico da Universidade que será construído no município. (Comunicação/Prefeitura)

IMG_8173-min.JPG

IMG_8191-min.JPG

IMG_8172-min.JPG

Evento será nesta quarta-feira (22) no Sesc Cornélio Procópio


Cornélio Procópio - A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ocorre nesta quarta-feira (22/05), no Sesc Cornélio. O tema proposto é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e tem como objetivo propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas e dos espaços de participação, desta forma, está sendo realizada a gestão de Política de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa no Município. O início das atividades está previsto para as 8h30, com credenciamento dos participantes. A programação (abaixo) segue com uma palestra às 10h ministrada pelo Doutor João Batista Lima Filho. Na sequência, ocorrem as discussões em grupos, deliberando as propostas em eixos. Segundo o Presidente do Conselho, Nelson Catucci, é um momento importante para se discutir propostas que vão embasar definições na Conferência Estadual e, depois, na Nacional. “Estamos prestigiando a construção das tratativas para melhorar a vida das pessoas da melhor idade. É fundamental a participação efetiva de cada parcela que compõe a conferência”, comenta Catucci. (Comunicação/Prefeitura)

60340663_317061052522097_8370068580393287680_n (1).jpg

No dia primeiro de abril, a Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio aplicou a informatização no Centro de Atendimento Materno Infantil, onde foi instalado o prontuário eletrônico.

Cornélio Procópio - Desde o início do mês de abril a Casa da Gestante está contando com o seu serviço feito totalmente de forma online, priorizando os atendimentos para pessoas portadoras de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário cumprindo a Lei Federal nº 10.048. Com o novo sistema eletrônico os exames são encaminhados rapidamente e os pedidos de remédios enviados diretamente para a farmácia, simplificando os procedimentos. Os prontuários também são arquivados em um só local, que ficarão a disposição da Secretaria de Saúde. Devido à iniciativa todos os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas ficarão registrados, podendo ser consultados a qualquer momento, facilitando assim o acesso de dados para o controle interno do município. Além disto, um profissional ficará responsável pela emissão destas informações, para que sejam acessadas nacionalmente nos locais que possuem o Sistema Único de Saúde (SUS). O gestor responsável pelo sistema, Luis Felipe Vicentini esclarece porque houve a necessidade do uso da tecnologia para a saúde. “Com a plataforma digital já foram realizados 1.963 atendimentos e esta informatização ocorreu para reduzir os erros, melhorar a fiscalização, obter a projeção correta dos dados e agilizar a expedição dos relatórios, tornando todo o trabalho mais eficaz”. O sistema também exibe a classificação de risco de cada paciente, como vermelho para casos de emergência, laranja para casos muito urgentes, amarelo para casos com urgência, verde para casos com pouca urgência e azul para casos não urgentes. Um telão eletrônico de atendimentos também foi colocado, onde os pacientes são chamados pelo nome e são exibidas publicações institucionais, fazendo com que a sala de espera seja mais acolhedora. A Secretária Municipal de Saúde, Angélica Olchaneski de Mello destaca a importância desta implantação. “A informatização na Casa da Gestante vai facilitar no aspecto dos dados, porque necessitamos saber desta relação e o objetivo é que todo mês uma Unidade Básica de Saúde (UBS) seja informatizada” complementou a Secretária. (Comunicação/Prefeitura)

 

IMG_5741_meitu_1.jpg

 

IMG_5747_.jpg

 

IMG_5748_.jpg

 

IMG_5753_.jpg

 

IMG_5752_.jpg

 

 

 

IMG_5760_.jpg