Cornélio Procópio recebe 2.500

doses  de vacina  CoronaVac para

a segunda aplicação

 

Aplicações serão quarta-feira à noite no “Corujão da Vacinação”

 

A secretária Municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, marcou para a noite  desta quarta-feira (12) mais uma sessão do “Corujão da Vacinação”. As aplicações haviam sido suspensas por falta de vacina, mas agora, com a chegada de um lote de 2.500 doses, o município inicia as aplicações para quem tomou a primeira dose em 29 de março.

O novo lote, segundo a secretária, está previsto para chegar a secretaria do município na quarta-feira pela manhã. Com isso, será possível restabelecer as aplicações noturnas como vinham sendo feitas desde o início da campanha. “No período das 18h30 às 21h30, nossa equipe estará lá para atender as pessoas que tomaram a primeira dose naquela data (29/03)”, orientou a secretária.

Paralelamente, segue a campanha da “Vacinação Solidária”, com as pessoas fazendo doações espontâneas de qualquer tipo de alimento não perecível. Como vem sendo feito desde o início da campanha, os alimentos conseguidos são destinados à Secretaria Municipal de Ação Social para atendimento de famílias carentes do município. (Comunicação/Prefeitura)

foto_amin.jpeg

Videoconferências vão auxiliar

prefeituras nos contatos com o

Governo do Estado

 

Encontros virtuais vão encurtar caminho para ações entre as duas partes

Prefeitos a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), liderados pelo presidente da entidade e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, participaram na semana passada de reuniões virtuais pelo sistema de videoconferências. O novo modelo objetiva disponibilizar aos municípios o leque de ações, ferramentas digitais e orientações que o Governo do Estado oferece para apoiar as prefeituras no desenvolvimento das suas cidades.

Em Cornélio Procópio, a primeira experiência da associação foi com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, através de um processo que envolveu sessões, como proposta de atender às necessidades mais urgentes de cada município. “Foi uma videoconferência muito oportuna para todos os nossos prefeitos e prefeitas”, avaliou, avaliou Hannouche, ao final do encontro virtual.

O Secretário João Carlos Ortega também comentou a iniciativa. “Parceria é a palavra que mais exercitamos para estar junto aos prefeitos e levar desenvolvimento aos municípios da Amunop e dos 399 municípios do Paraná”, afirmou. Também participaram representantes do Paranacidade, vinculado à Secretaria. A sessão de videoconferências foi na quarta-feira passada com participação de diversos prefeitos da Amunop.(Comunicação/Prefeitura)

foto_da_ponte.jpeg

Prefeitura conclui

reforma de ponte na

zona rural de Congonhas

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio, através da Secretaria Municipal de Obras, finalizou mais uma obra na zona rural. Desta vez foi uma ponte no Distrito de Congonhas, localizada na estrada rural que liga o bairro à rodovia BR-369. O trabalho foi executado por servidores ligados à subprefeitura, com o emprego de pranchas de madeira resistente e trilhos de aço, passando a oferecer mais segurança para o tráfego no local.

A ponte, que a muito vinha oferecendo perigo para a travessia de veículos nesse ponto, foi praticamente reconstruída com a utilização de materiais com durabilidade maior e proteções mais seguras. A ponte recuperada está localizada na zona rural da Fazenda Ricafé, nas proximidades do Posto 15.

É mais uma obra realizada no campo contando com o apoio logístico da Garagem da Prefeitura. Outro trabalho que vem sendo executado no distrito é a continuidade do trabalho de arborização com o plantio de árvores com variedades urbanas, iniciado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (Semagri). (Comunicação/Prefeitura)

Em Cornélio Procópio, Saúde

prevê reabertura total dos postos

de saúde em 15 dias

Ainda seguem fechadas as unidades do Jardim Progresso e Vila Independência

A secretária municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, projetou para os próximos quinze dias a reabertura do restante das unidades básicas de saúde do município (UBS) fechadas devido à pandemia. Ainda seguem sem atendimento ao público as unidades da Vila Independência e Jardim Progresso.

A maioria delas teve  que interromper o atendimento ao público, com a Secretaria Municipal de Saúde promovendo o redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção que permaneceram  funcionando no município, principalmente o Posto de Saúde Central. As medidas, segundo ela, foram tomadas devido à carência de funcionários para a área.

A chegada da pandemia da Covid-19 exigiu que  providências fossem tomadas de imediato, com a administração tendo que programar posições urgentes para suprir as demandas em áreas prioritárias. Entre elas,  a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) e a campanha de vacinação, atividades que ainda requerem pronto  atendimento.

 “Nesse primeiro momento, com a equipe desfalcada, foi preciso que tomássemos essa atitude para contar com os profissionais dessas unidades nos auxiliando em outras frentes. Embora os postos não estejam abertos, todas as atividades estão sendo cumpridas com as enfermeiras realizando as visitas e acompanhamento dos pacientes”, informou a secretária.

Explicou que atividades como a vacinação, por exemplo, exigem, além das aplicações do imunizante,  outros comprometimentos como a parte burocrática. Assim, funcionários como a enfermeira do Jardim Progresso, vêm sendo imprescindíveis nesse trabalho. Disse que outros profissionais de modalidades como o Processo Seletivo Simplificado (PSS) estão sendo convocados para suprir essas necessidades. (Comunicação/Prefeitura)

Angélica: “Medidas tomadas para suprir áreas prioritárias”