Cornélio Procópio registra mais 3

Mortes por Covid-19. É o pior

período da pandemia no município

 

Hospitais seguem lotados e a preocupação agora é com nova variante do vírus

Cornélio Procópio viveu nesta quarta-feira (28) um dos piores momentos da pandemia. Pela manhã, em apenas 2 horas, duas pessoas morreram devido à Covid-19 no município, somando-se a uma terceira que morreu no dia anterior.   Enquanto isso, a lotação de leitos de UTI segue em praticamente 100%.

É o maior índice de baixas em um período tão curto desde o início da pandemia no município. Com isso, o total de mortes pela doença alcança 103 e traz outra preocupação: a constatação de uma nova cepa viral, descrita pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, como muito mais agressiva.

“Hoje, já temos a certeza que essa variante, denominada de P.1, já está circulante. Assim, é preciso que as pessoas fiquem alerta porque se trata de uma variante mais contagiante e muito agressiva. Pelo que temos informação, ataca geralmente as pessoas mais novas e de forma muito rápida”, descreveu a secretária.

Cura demorada

A maior preocupação, segundo ela, é que muitos jovens seguem se aglomerando e até dispensando o uso da máscara que é o principal dispositivo para evitar a contaminação. Outra constatação apontada é de que as pessoas contaminadas estão levando mais tempo para se curar, o que compromete ainda mais a disponibilidade de vagas em UTIs.

“Estatisticamente falando, em torno de 75 a 80% das pessoas que são entubadas, geralmente vão a óbito. Isto é preocupante porque o sistema, diante dessa nova constatação, pode recarregar novamente”, analisou Angélica.

Disse também que as pessoas estão adoecendo e necessitando do auxílio médico-hospitalar com maior intensidade. As vagas que têm surgido são justamente de leitos em que os pacientes morreram. Atualmente, os casos confirmados com a doença no município somam 4.223. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Equipes da saúde se preocupam com chegada da nova cepa viral

foto_reuniao_em_cwt.jpeg

 

Prefeito de Cornélio Procópio

mantém audiência com o governador 

Ratinho Júnior

Recursos para compra de equipamentos do Hospital Regional foi o principal assunto do encontro

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou para o mês que vem uma visita que fará Cornélio Procópio para conhecer as instalações do Hospital Regional que está sendo construído no município. Na manhã desta terça-feira (27), ele recebeu em seu gabinete, o prefeito e a vice-prefeita do município, respectivamente, Amin Hannouche e Angélica Olchaneski, que estavam acompanhados pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Foram para reivindicar recursos para a finalização das obras e compras de equipamentos para do hospital, estimados em aproximadamente R$ 20 milhões. “Quero ir ver pessoalmente o hospital e conhecer este espaço que tão bem atenderá nossa região norte. No mês de maio já pretendo ir para Cornélio e levar ainda mais novidades e investimentos para benefício de toda aquela região”, prometeu o governador que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Gestão compartilhada

Para o deputado Romanelli, para colocar o hospital em funcionamento, uma das soluções seria a gestão compartilhada, com opções para estadualização ou mesmo gestão filantrópica. “Trata-se de um pleito regional e, com toda a certeza, vai mudar o atendimento da qualidade da saúde de uma forma definitiva. As cirurgias eletivas vão acontecer, além da ortopedia que é um problema grave que temos na região, além de outras especialidades”, relatou.

O prefeito Amin Hannouche mostrou-se bastante confiante na conquista desse auxílio do Governo do Estado. “Sentimos nele muito interesse pelo funcionamento do hospital que vai fortalecer bastante o atendimento à saúde da nossa região”, disse. Beto Preto também falou da importância da unidade. “Como o que está construído em Toledo, terá amplas condições para receber os investimentos”, avaliou o secretário.

Além do Hospital Regional, foram abordados também assuntos relacionados à regularização fundiária, condomínio do idoso, que já está sendo construído no município e ao Colégio Willian Madi, além de investimentos para novas moradias no município.(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Encontro foi nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu

foto_yago.jpeg

 

Covid-19: Cornélio Procópio

atinge a marca de 10 mil pessoas

vacinadas contra a doença

Índice já alcança mais de 20% da população e coloca o município à frente por faixa etária

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio concluiu nesta segunda-feira (26) a vacinação para a faixa etária dos 60 anos. Com isso, município atingiu a marca geral de 10 mil pessoas vacinadas contra a doença e se tornou o primeiro município do Estado do Paraná a finalizar a vacinação por faixa etária. São idades contempladas no Plano Nacional de Vacinação que vão até os 60 anos.

A informação foi prestada pelo diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Yago Pereira, atribuindo o fato como conquista importante para o município. “Um trabalho realizado com competência da administração pública, através do prefeito Amin Hannouche e da vice-prefeita e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski”, atribuiu Pereira.

Com isso, segundo ele, as metas estabelecidas para o plano vão sendo cumpridas. “Temos que ressaltar também a adesão da população que tem comparecido para receber a vacina, tanto na primeira como na segunda dose. Com isso, estamos conseguindo um índice de 94% de todas as faixas etárias, chegando à marca de 10 mil vacinados, o que representa cerca de 20% da nossa população”, complementou.

Para conseguir esses números, o município se adequou estratégias para fazer frente à demanda, com aplicações noturnas e em finais de semana. O trabalho tem o envolvimento de grande número de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, além de colaborações importantes, como dos próprios alunos do Tiro de Guerra, onde as aplicações são feitas, e da Defesa Civil.(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Yago: “Índice alcançado com a colaboração de todos”

foto_vacina_postar.jpeg

 

Cornélio Procópio é o primeiro

município do Paraná a finalizar

a primeira dose da vacina para a

faixa dos 60 anos

A vacinação contra a Covid-19 segue sendo feita e Cornélio Procópio conquista nesta segunda-feira uma invejável posição: a de se tornar o primeiro município do Estado do Paraná a finalizar a primeira dose por faixa etária, a dos sessenta anos completos, contemplados no Plano Nacional de Imunização.

A informação é do diretor do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Yago Pereira. Ele é um dos integrantes da Equipe da Secretaria Municipal de Saúde que vem dedicando tempo integral nesse trabalho de vacinação.

O prefeito Amin Hannouche e a vice e secretária de Saúde, Angélica Olchaneski, têm atuado de forma decisiva para que o município siga recebendo e aplicando o imunizante na população. E, alcançar essa meta aumenta ainda mais a motivação das pessoas que estão envolvidas nesse trabalho no município.

Hoje, estão recebendo a primeira dose da vacina as pessoas com idades acima de sessenta anos completos, num trabalho que vai até as duas horas da tarde. Também hoje, estão recebendo a segunda dose as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac no dia 23 de Março. O local de aplicação é o Tiro de Guerra, pelo sistema Drive Trhu.(Comunicação/Prefeitura)