foto_vacina_solidaria.jpeg

Vacina Solidária

A vacinação em Cornélio Procópio vem sendo realizada com muito sucesso. Assim, a Prefeitura do Município, sensibilizada pela situação de momento, onde muitas famílias estão impossibilitadas de trabalhar em função da pandemia, promove a campanha da Vacina Solidária. A iniciativa partiu da prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, justificando que muitas pessoas da comunidade necessitam desse auxílio.

 “Estamos pedindo para quem for vacinar contra a Covid-19 de agora em diante,  faça a doação de forma espontânea, sem obrigatoriedade, de um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será repassado pela Secretaria de Assistência Social às famílias e entidades sociais para auxilia às famílias mais vulneráveis”, conclama Angélica. (Comunicação/Prefeitura)

Em Cornélio Procópio, donos de lanchonetes e restaurantes

se reúnem com a prefeita em exercício e pedem flexibilização nos horários de seus negócios

Chefe do Executivo promete reavaliação, mas ainda e se mostra preocupada com os números da Covid-19 no município

A prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, recebeu na tarde de hoje em seu gabinete um grupo de proprietários de bares e restaurantes da cidade. Representados pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial local, Eduardo Quero, reivindicaram do Poder Público uma flexibilização de algumas medidas, principalmente as que restringem o horário de funcionamento desses estabelecimentos na cidade.

É que, entre outras medidas tomadas pelo Poder Público para conter o avanço da Covid-19 no município, o  Decreto nº 250, reeditado no dia 10 de março, impõe algumas restrições para estas atividades, principalmente com relação a horários de funcionamento fixado para funcionar até às 20 horas. Entre os apontamentos apresentados pelo segmento, foi pedida a retomada dessas atividades até às 22h.

O teor da conversa, de acordo com a prefeita, foi estendido com base no  decreto do Governo do Estado cuja vigência vai até o próximo dia 15, quinta-feira desta semana.  “Nosso primeiro decreto acompanha essa avaliação e o entendimento é que, ao longo desta semana, faremos uma reavaliação e levar em exercício”, reagiu a prefeita em exercício.

Ressaltou que, apesar de um ligeiro declínio nos números de óbitos e  contaminação pela doença, a situação ainda preocupa e qualquer tomada de posição agora exige cuidado. “Queremos que os números de casos continuem caindo, até porque, não estamos com uma estabilidade ainda.  Precisamos continuar nos cuidando e analisarmos muito a possibilidade e quais as medidas, que podem ser flexibilizadas”, complementou Angélica.(Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: Apesar da redução nos números da doença, situação ainda preocupa

Mais de 9 mil pessoas já

foram vacinadas contra a

Covid-19 em Cornélio Procópio

 

Município também já se prepara para efetuar a vacina contra a gripe H1N-1

Mais de 9 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Cornélio Procópio até 15h deste domingo (11), o que representa algo em torno de 17 ou 18% da população. A estimativa é da prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, que vem acompanhando pessoalmente o trabalho dos vacinadores nas dependências do Tiro de Guerra 05-002.

Domingo, recebeu o imunizante, idosos a partir de 64 anos. As aplicações nesta semana seguem a ordem cronológica decrescente, como vem acontecendo desde o início das aplicações, devendo atender faixas etárias a partir dos 63 anos. Município também já está se mobilizando para aplicação da vacina contra a gripe.

“É um atendimento que é feito pelos postos de saúde. Este ano, será efetuada numa situação atípica, com as aplicações sendo efetuadas dos menores para maiores que estes estão recebendo a vacina contra a Covid-19 e precisam ter um lapso temporal de uma vacina para outra”, informou Angélica.

Esclareceu que as pessoas mais velhas que estão tomando a vacina agora, caso tenham tomado a vacina agora, têm aguardar pelo menos 15 dias para poder tomar a vacina contra a gripe. Assim, as aplicações serão feitas a partir dos menores para os maiores. As vacinas, segundo ela, já estão nos postos de saúde. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Angélica: 9 mil idosos já receberam a vacina no município

foto_unidade_de_saude.jpeg

Duas unidades de saúde retomam atendimento normal a partir de segunda-feira em Cornélio Procópio

 

Pelo menos duas unidades básicas de saúde (UBS) de Cornélio voltaram a atender com suas demandas normais nesta segunda-feira (12). De acordo com a prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, retomaram as atividades normais  para atendimento ao público as unidades  dos jardins Primavera e Fortunato Sibim, ambos situados na zona oeste da cidade.

Com a evolução da Covid-19, pelo menos quatro unidades do município tiveram que ser fechadas para o atendimento ao público em virtude, principalmente da falta gente. “Como estamos com uma equipe reduzida para as demandas da Secretaria de Saúde, acabamos tendo que utilizar servidores em outros postos e nos auxiliar nos trabalhos, principalmente na Unidade de Atendimento Respiratória (UAR)”, justificou a prefeita.

Disse que a prefeitura chegou a efetuar chamamento pelo sistema de PSS (Processo Seletivo Simplificado), sem que houvesse interesse nessa disponibilidade, além de alguns servidores afastados por motivo de saúde. Assim, a solução foi utilizar  os que estavam nos postos onde as demandas diárias são menores, centralizando o atendimento em outras unidades e no Posto Central.

As unidades do Jardim Progresso e da Vila Independência ainda não retornam. “Já conversamos com as enfermeiras responsáveis e neste último, temos uma situação cujo médico retorna às suas atividades somente na segunda-feira que vem. No Progresso, a enfermeira responsável, além de auxiliar nos trabalhos da UAR e na vacinação, segue efetuando as visitas direcionadas a pacientes da área”, esclareceu.

Vacina

Vacinação contra a Covid-19 seguiu neste domingo (11), com 1.020 pessoas recebendo o imunizante. As aplicações, como vêm acontecendo desde o início, foi pelo sistema de “Drive Thru”, feitas no interior do Tiro de Guerra 05-002. A prefeita fez questão de enaltecer a espontaneidade e o esforço do pessoal que atuou no trabalho.

 “Uma equipe valorosa, formada por funcionários dispostos a colaborar. Mesmo com o sol intenso no domingo, esteve presente trabalhando e, algumas delas, até chegando a passar mal pelo forte calor”, elogiou. As aplicações no domingo tiveram que ser retardadas em uma hora, mas ninguém saiu sem receber o imunizante. A próxima faixa a receber a vacina será da faixa etária a partir de 63 anos. (Comunicação/Prefeitura)