WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10_1.jpeg

 

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.10_3.jpeg

WhatsApp_Image_2021-07-01_at_08.20.11.jpeg

Atletas procopenses

obtêm novas conquistas

com o apoio do município

 

Atletas procopenses ligados ao Instituto Metahum, tiveram mais uma vez participação de destaque em competições esportivas estaduais. Desta vez, foi  durante mais uma fase do Torneio FAP de Atletismo, nas categorias Sub 16, 18 e 20, com três atletas, com um em cada categoria. A participação dos atletas foi no último sábado, dia 26, e contou mais uma vez com apoio da Fundação de Esportes do Município (Fecop).

A atleta Sarah Damaceno  ganhou as provas dos 800 e 1500 metros rasos, estabelecendo melhor marca pessoal nos 1500 na categoria Juvenil;  Miguel Pfahl, da categoria Sub-18, estabeleceu sua melhor marca nos 400 metros rasos, e a caçula Geovanna Leite, que estreou na prova de Marcha Atlética na distância de 3.000 metros rasos na categoria sub 16. Embora seja  ainda sub 14,  conquistou sua primeira medalha e mais uma para nosso esporte Procopense.

O evento realizado pela Federação Paranaense de Atletismo tem como objetivo oportunizar os torneios para tomadas de tempo aos atletas que estão na construção do ranking brasileiro, bem como proporcionar as categorias menores que tenham mais competições. Todo o suporte de logística foi realizado pela FECOP com apoio da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio.

"O Instituto Metahum aproveita para agradecer ao secretário Valdir Bueno, bem como ao prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski. Ficamos felizes com os resultados e agradecemos todo o suporte e apoio recebidos nessa parceria", disse a diretora do Instituto, Edilaine Rech. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.45.03.jpeg

Uenp divulga programa cultural

e busca parceria com a Prefeitura

de Cornélio Procópio

 

O prefeito Amin Hannouche recebeu nesta quarta-feira (30) um grupo da Universidade Norte do Paraná (Uenp) ligado a atividades culturais. A visita deles foi para propor uma parceria de cooperação técnica com o município para um programa cultural voltado a atividades como eventos, projetos cursos de capacitação técnica para gestores e artistas, voltadas à comunidade interessada na cultura.

“O prefeito Amin, sempre muito acolhedor, mostrou-se bastante interessado e temos certeza que, através dessa parceria, vamos conseguir bastante êxito com isso”, disse James Rios, diretor de Cultura da Uenp, que liderou o grupo recepcionado pelo prefeito.

Um dos assuntos abordados foi sobre o Centro de Arte e Esporte Unificado - “Céu das Artes”, novo espaço que está sendo construído pela atual administração às margens do Lago São Luiz. O projeto tem por objetivo integrar no mesmo espaço, programas e atividades culturais, esportes e lazer, além da formação profissional para o mercado de trabalho.

“Um município que investe na arte e na cultura, é um município que pensa no povo. Nesta e em outras iniciativas do poder público, a universidade está à disposição para promoções conjuntas que possam ser executadas e estarem ao alcance da comunidade”, exemplificou Rios.

Adiantou que, através dessa parceria já firmada com o município, o grupo está trabalhando na organização da 7ª Mostra e Arte da Cultura Afro-brasileira. O evento está programado para novembro deste ano com participação de artistas da cidade. Será um evento online, gratuito e aberto para toda a comunidade. O diretor de Cultura do Município, Ademir Balera, também participou do encontro na prefeitura. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.21.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.21_1.jpeg

WhatsApp_Image_2021-06-30_at_15.09.20.jpeg

Terrenos baldios:  Sem

definição, assunto terá

nova audiência pública

em Cornélio Procópio

 

Comissão Conjunta da Câmara Municipal de Vereadores, do Executivo e do Conselho de Desenvolvimento Urbano e Rural (Codur) de Cornélio Procópio participaram de audiência pública, no Centro Cultural, nesta terça-feira (29). Foi para discutir o Projeto de Lei nº 002/21 que trata da fiscalização e monitoramento sobre a limpeza de terrenos baldios área urbana do município.

Com propostas para inserção de algumas emendas ao projeto, apresentadas pelos vereadores Fernando Peppes (MDB) e Odair Matias (Cidadania), as discussões não chegaram a nenhuma definição e a audiência, que não teve participação de nenhum representante da comunidade, acabou sendo remarcada para outra data nos próximos 15 dias.

O projeto dos vereadores propõe a cobrança de multa para proprietários de terrenos mal cuidados na zona urbana no ato da infração. Pela lei em vigor, o município só pode autuar judicialmente no ano seguinte ao descumprimento. “Basicamente, nossa proposta é promover a aceleração das multas de terrenos insalubres e tornar uma cidade mais saudável”, justificou Odair Matias.

“O projeto deles é encontrar uma maneira para que o infrator seja multado no mesmo ano. A pessoa receberá uma notificação e terá o prazo de 15 dias para providenciar a limpeza do terreno. Passado esse prazo, a prefeitura fará o serviço e aplicará a multa”, disse o vice-presidente da Câmara, Rafael Hannouche (PTB).

Mais rigor - A medida, segundo ele, fará com que as pessoas deixem de sonegar o imposto, além de evitar que deixem esses terrenos abandonados à mercê de queimadas e proliferação de insetos. “Essa é a proposta deles que eu lutei bastante junto ao prefeito e ao Codur para que acontecesse por se tratar de uma lei excelente”, complementou o vereador.

A reunião foi conduzida pelo secretário municipal de Planejamento Econômico, Celso Marin, que também responde pelo Codur, e contou também com a participação do prefeito Amin Hannouche. Para ele, o assunto é pertinente e de interesse de toda a coletividade, considerando como oportuna sua presença para que pudesse ouvir as propostas dos vereadores sobre a questão.

“Vou torcer para que a proposta deles possa ser aprovada e transformada em lei. A partir daí, deverá ser mais uma ferramenta para que as equipes de fiscalização e arrecadação do município terão para que possam estar trabalhando de uma forma melhor”, disse Hannouche ao final das discussões. Nova audiência já está marcada para o dia 14 de julho. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Rafael: Proposta excelente e vai favorecer o município na aplicação de multas aos infratores.

Avanço

Projeto vai fomentar a
inovação sustentável
em Cornélio Procópio
e região

Sistema Regional de Inovação (SRI) Procopense reúne sete municípios, lideranças, academia e entidades empresariais
O Sistema Regional de Inovação (SRI) Procopense, ação conduzida pelo Sebrae/PR, consiste em articular a interação entre uma rede de participantes para promover um ambiente favorável à inovação com foco no desenvolvimento regional. O projeto, iniciado neste mês de junho, apresenta-se como um espaço para que os agentes territoriais conheçam melhor as atividades realizadas entre si de forma a estimular a cooperação para fortalecer o ecossistema de inovação.
Inicialmente, o SRI Procopense reúne os municípios de Cornélio Procópio, Santa Mariana, Assaí, Uraí, Sertaneja, Leópolis e São Sebastiao da Amoreira, além de lideranças, representantes de colégios, universidades e entidades empresariais. O consultor do Sebrae/PR, José Romeu do Amaral Neto, explica que o objetivo do trabalho é integrar e criar sinergia entre os ativos de inovação presentes na região. “Estamos trazendo para a pauta temas de vanguarda, comprometidos com ações que promovam sustentabilidade, ciclos regenerativos e inovação aberta”, adianta.
Na lista de ativos da região estão a Incubadora de Inovações e o Hotel Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Cornélio Procópio; o Centro de Inovação em desenvolvimento na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) Campus Cornélio Procópio; a Incubadora Suntech, numa parceria entre o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Maria Lydia Cescato Bomtempo e Prefeitura de Assaí; Colégio Técnico Castro Alves; Colégio Técnico Agrícola de Santa Mariana; e Centro de Inovação da Prefeitura de Cornélio Procópio, que está em fase de implantação.
O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e do Parque Científico e Tecnológico da UTFPR Campus Cornélio Procópio, Felipe Haddad Manfio, afirma que o SRI contribuirá para a expansão das ações e a interação entre os atores do ecossistema de inovação. “Vai trazer mais visibilidade e dar tranquilidade para as empresas de fora escolherem a nossa região para desenvolver os seus negócios”, afirma. Ele aponta que, desde o início do programa de empreendedorismo e inovação na universidade, em 2003, as empresas atraídas para a região por meio do hotel tecnológico e incubadora geram em torno de 12 milhões de faturamento anual e mais de 165 empregos.
“Especialmente na pandemia ficou mais latente a importância das novas tecnologias oriundas das inovações”, lembra o diretor de relações institucionais da Uenp Campus Cornélio Procópio, Paulo Rogério Alves Brene. Para ele, a iniciativa é importante para apoiar os municípios menores, que precisam de diferencial para se destacar. “O SRI vem ao encontro da política que o campus da Uenp tem desenvolvido no sentido de interagir mais com a sociedade, na participação da qualificação profissional e também na criação de inovações”, explica.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Cornélio Procópio, Celso Marin, destaca que não dá para trabalhar a inovação isoladamente, é importante que os municípios da região se envolvam. “Quando o trabalho é feito por várias mãos a tendência é dar certo. A região tem muitos ativos e a possibilidade de interligar as ações com outras regionais, como Londrina e Jacarezinho”, analisa. De acordo com Marin, o Parque Científico e Tecnológico e o Centro de Inovação de Cornélio Procópio vão ajudar na atração de empresas de base tecnológica.
Entre os temas da pauta do SRI relacionados às inovações verdes estão a agricultura regenerativa, redução de resíduos, economia circular, mobilidade urbana, eficiência energética, práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), entre outras. Durante a pandemia, os encontros são realizados de forma online. (Comunicação/Prefeitura).
Marin: Parque Científico e Centro de Inovação como pontos de apoio