plateia.jpgMesa.jpgCoronel.jpgamin.jpgTodo_mundo.jpg

Instalação de uma unidade do IML dominou os debates realizados em Cornélio Procópio

     Algumas demandas com a garantia de efetivação; outras, com a possibilidade de estudos por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Mas, a instalação de uma unidade regional do Instituto Médico Legal (IML), entretanto, acabou se sendo o principal foco da primeira reunião ordinária de 2022 da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop). O encontro foi  nesta quinta-feira (27), em Cornélio Procópio.

Sede da microrregião, Cornélio Procópio, há muito vem pleiteando o IML já que há décadas deixou de contar com este serviço que até chegou a atender no município ainda que de forma precária. Contava na época com apenas um médico-legista que atendia em uma pequena sala da própria delegacia de polícia. Além de não contar com sala de necropsia, também não tinha equipamentos adequados.

“Hoje, pelas representações estaduais que atendem em nosso município, temos as condições necessárias para receber também essa representação”, pontuou o prefeito Amin durante o debate que se criou nas comparações  entre os dois municípios que pleiteiam a instalação do órgão. A Ribeirão do Pinhal, que está na disputa direta, favorece a construção de um presídio com capacidade para 800 detentos prestes a ser inaugurado.

   “Por ser o maior município da região, Cornélio Procópio tem um número bastante elevado de violência doméstica e muitas vezes, as mulheres têm que se deslocar até Londrina, que está a 70 quilômetros daqui, para realizar um laudo que não o fazem. Na maioria das vezes, estão submetidas ao agressor e a dificuldade gerada por esse deslocamento, acaba fazendo com que desistam do exame em muitos processos policiais de violência doméstica por conta disto”, exemplificou o promotor de justiça José Paulo Montesino da Silva,  também defendendo sua instalação no município.

REUNIÃO DE TRABALHO

O encontro, realizado Centro Cultural Galdino de Almeida (área central da cidade), foi conduzido pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho Soares, que fez uma espécie de prestação de contas de sua pasta. Sob forma de reunião de trabalho, reuniu, além da Amunop, representantes da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e de vários setores da sociedade, Ministério Público  e polícias militar e civil, entre outros.

“Eu saio daqui muito feliz e realizado por ter passado para os representantes dessas regiões os trabalhos que temos feito na secretaria e recebido deles. Vamos voltar a Curitiba, se organizar, voltar aqui e novamente prestarmos conta daquilo que estamos fazendo e darmos uma resposta a essas demandas dos prefeitos. Se não conseguir entregar este ano, estará no planejamento do ano que vem”, prometeu.

Também participaram do encontro, o deputado Luís Cláudio Romanelli (PSB), o delegado-chefe da 11ª Subdivisão Policial de Cornélio Procópio, João Manoel Garcia Alonso Filho e o promotor de justiça, Erinton Cristiano Dalmaso, entre outras autoridades. (Comunicação/Prefeitura)

  

 

fachada.jpg

portão.jpg

O Posto de Saúde Dr. Oscar Dantas já retomou o seu atendimento na área central da cidade, à Rua dos Andradas. Após um período de reforma em sua base física, quando transferiu os atendimentos para o prédio da UPA, na Vila Santa Terezinha, dividindo o espaço com a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR), o “Postão”, como é conhecido pela população,  voltou a atender no antigo prédio nas proximidades da Santa Casa.

“Tudo já está em perfeita ordem, com consultas e todos os procedimentos, com exceção da sala de vacinas que ainda está sendo adequada, mas o restante já está tudo em funcionamento”, informou a prefeita em exercício e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski. Além da farmácia, todos os médicos e demais profissionais do posto já estão atendendo no local.

Toda a base física do posto foi reformada para oferecer mais conforto aos pacientes e funcionários e executada num dos períodos mais críticos da pandemia provocada pela Covid-19. “Era uma situação totalmente diferente da que estamos vivemos agora e essa mudança foi feita no sentido de deixar a UAR o quanto antes para que pudesse voltar a ocupar todo o seu espaço e com isso oferecer melhor estrutura para os atendimentos”, explicou.

Disse que os atendimentos à saúde neste período, com as duas unidades atendendo no mesmo local, em função da questão estrutural, foram bastante dificultados, já que, no período, houve um aumento excessivo dos procedimentos nos dois setores. Agora, com a mudança, as atividades nas duas unidades retomam à normalidade, podendo melhor se organizar para atender a população. (Comunicação/Prefeitura)

Indústria do Peixe

Em Cornélio Procópio, Coopermota  trabalha para

colocar frigorífico em funcionamento até o fim do ano

 

     Aproximadamente vinte pessoas trabalham intensamente no Frigorífico do Peixe, em Cornélio Procópio, no sentido de colocar a  indústria em funcionamento ainda este ano. Construída pelo município no Bairro de Água Limpa em 2005, ainda durante a primeira  gestão do prefeito Amin Hannouche, foi cedida à exploração pela cooperativa de Cândido Mota (SP) Coopermota que assumiu o empreendimento em setembro de 2021, através de processo licitatório e deverá gerar de 80 a 100 empregos diretos.

     No momento, funcionários da cooperativa atuam em obras de melhoria na parte estrutural do prédio e área de maquinários, com serviços elétricos e adaptações nos setores de abate e processamento do pescado, com previsão de entrar em operação até o final do ano. “Temos uma previsão de iniciar os abates em agosto. Hoje, além da parte estrutural, estamos com homens no campo com mapeamento em toda a região para determinar onde podemos buscar o peixe e estabelecer as parcerias”, informou João Carlos Bernardo, gerente de polo da cooperativa.

     Além disso, a unidade trabalha também para estruturar as condições de acondicionamento do pescado.  “Temos que  colocar esse peixe na água agora para que cheguemos em agosto com estoque suficiente para manter o abate e funcionar de acordo com o que planejamos”, complementou. Disse que, nesse primeiro momento, a cooperativa tem duas fases: aproveitar o pescado de produtores da região mais próximos da indústria e outros de tanques-redes que mantêm suas atividades em áreas um pouco mais distantes como Itambaracá e lagos de Canoas. (Comunicação/Prefeitura)

Azul inicia operações com voos

comerciais no Aeroporto Municipal

de Cornélio Procópio

Com inicio das atividades, empresa passa a disponibilizar três voos semanais para a capital

 

     A Azul Linhas Aéreas iniciou na manhã desta terça-feira (25)  a operação com voos comerciais, interligando o Norte Pioneiro com Curitiba e outras regiões do Estado a partir de Cornélio Procópio. O Aeroporto Francisco Lacerda Júnior, que nos próximos dias passará por ampla reforma, com esse voo inaugural, às 10h45, passa a  integrar o programa Voe Paraná. A prefeita em exercício, Angélica Olchaneski, acompanhou o início das operações.

     “Estamos muito felizes com essa retomada de voos em nosso aeroporto. Muito importante essa ligação com a capital e outras cidades do estado, contribuindo para melhorar a questão econômica dessa região. Vai facilitar a vida das pessoas que dependem de voos para centros maiores, além  de favorecer o acesso de outras que queiram nos visitar para conhecer a questão estrutural do nosso município”, comentou a prefeita em exercício.

     Cornélio Procópio terá três voos semanais, com destino a Curitiba. Às terças e quintas, a saída prevista às 11h10, com chegada em Curitiba às 12h30. Já no domingo, a previsão é de saída às 13h20 e chegada à capital às 14h40. Partindo de Curitiba, o voo será às 9h15 com previsão de chegada em Cornélio Procópio às 10h45, nas terças e quintas. Aos domingos, a saída prevista é para as 11h25, com chegada no Norte Pioneiro às 12h55.

     Governo do Estado teve papel fundamental na reativação da linha. “Fizemos um acordo muito bom com o governador Ratinho Júnior que se preocupou muito com o desenvolvimento das linhas aéreas no interior do Paraná. Não estamos ligando Cornélio Procópio somente com Curitiba e, sim, com todo o Brasil e com o mundo através de nossa capitularidade”, disse o diretor de Relações Institucionais da empresa, Ronaldo Veras. Informou que a Azul detém  hoje o maior número de decolagem do Brasil.

Os voos do Norte Pioneiro a Curitiba serão feitos em aeronaves Cessna Gran Caravan, com capacidade para nove passageiros. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e o prefeito Amin Hannouche (PSD), que se encontra de férias, acompanharam todas as negociações entre o Governo do Paraná e executivos da companhia aérea. Nos próximos dias deve ser iniciada a obra de pavimentação da pista do aeroporto, sem comprometimento das operações aéreas.

Serão investidos R$ 4.594.065,25 para recape asfáltico da pista de pouso e decolagem, além de obras de balizamento. A pista do aeroporto tem 1,7 quilômetro, em uma área de mais de 42,7 mil metros quadrados. O aeroporto é administrado pela Autarquia Municipal de Serviços e Produção (Amusep). (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ronaldo Veras: papel fundamental do Governo do Estado