matéria_hospital_1.jpeg

matéria_hospital_2.jpeg

matéria_hospital_3.jpeg

matéria_hospital_4.jpeg

Governo do Estado vai garantir

recursos R$ 20 milhões para

conclusão do Hospital Regional

de Cornélio Procópio

 

Recursos serão destinados à compra de equipamentos e estruturação da unidade que vai atender a mais de 20 municípios

 

Em fase final de acabamento, as obras do Hospital Regional de Cornélio Procópio, (zona oeste da cidade) devem ser retomadas em breve. Um aporte de recursos no valor de R$ 20 milhões deverá ser feito pelo Governo do Estado para a compra da mobília e dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade hospitalar que vai atender a mais de 20 municípios dessa microrregião do Estado.

A garantia foi manifestada na tarde desta sexta-feira (14) pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto, durante entrevista coletiva no gabinete do presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito do município, Amin Hannouche, momentos antes de um encontro com dirigentes municipais da microrregião. O anúncio oficial, segundo ele, será feito pelo governador Ratinho Júnior durante visita que fará ao município para conhecer a estrutura da obra.

“Nos próximos dias, ele estará aqui pessoalmente para anunciar o convênio que vai permitir a compra dos equipamentos. Depois de finalizado, teremos o “cardápio”, o “enxoval”, para colocar o hospital em andamento, talvez já para o ano que vem, assim que as obras estiverem acabadas”, previu o secretário durante a entrevista. Disse que já vem conversando com os prefeitos da região para que o hospital saia do papel e entre para a realidade o mais rápido possível.

Lembrou que esta semana uma equipe contratada pelo governo esteve no município para visitar as obras. “A discussão está tomando o rumo que deve tomar e, em conjunto com os municípios, vamos montar o perfil do hospital. Ele não vem para competir e sim para complementar e trazer soluções para aquelas lacunas de atendimento que existem. Esse diagnóstico será fundamental para trabalharmos nos próximos dias”, explicou. Disse que os primeiros contatos com o governador já haviam sido feitos recentemente por Hannouche e o deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Após a coletiva em seu gabinete, Amin Hannouche coordenou a reunião da associação no Centro Cultural com a presença da maioria dos prefeitos da região. Falou da alegria que contar com o auxílio do governo e a participação decisiva do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). “Eu tenho agradecido a ele em todos os dias de minha vida. Faço isso em meu nome e de toda a comunidade da Amunop. Ele lutou muito junto ao governo e ao Legislativo para que isso acontecesse”, disse Hannouche.

O deputado Romannelli também participou da reunião. O encontro em Cornélio Procópio com a presença de Beto Preto, segundo ele, foi fruto de um entendimento que houve semana passada em Curitiba quando acompanhou o prefeito Amin Hannouche e a vice-prefeita Angélica Olchaneski em uma audiência com o governador no Palácio Iguaçu. “Entendemos que esse hospital da Amunop mudará a história do atendimento hospitalar da nossa região”, projetou o deputado. Devanil Reginaldo da Silva, o deputado Cobra Repórter (PSD), também participou do encontro em Cornélio Procópio. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Otimista, Beto Preto prevê o funcionamento do hospital já para o ano que vem

 

 

 

foto_vacinação.jpeg

Em Cornélio Procópio, vacinação

contra Covid-19 para trabalhadores

da educação e saúde será no sábado (15)

 

Funcionários que atuam nas áreas de Educação e Saúde, em Cornélio Procópio, serão vacinados neste sábado (15) contra a Covid-19. Receberão a primeira dose do imunizante, os trabalhadores dessas atividades que atuam nas redes pública e particular.

Para a educação, o atendimento será para pessoas com idades entre 55 e 59 anos que trabalham em creches, Cmeis, pré-escolas, ensino fundamental I e II; ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos. Como comprovação, é necessária a apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino a que atua.

O mesmo período também estará reservado para os funcionários ligados à área de saúde, com idades acima de 18 anos. Estão incluídos, profissionais como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos-veterinários.

Para os profissionais de saúde, os documentos exigidos são: RG, CPF, comprovante de endereço; carteira de conselho de classe (carteira ou contrato de trabalho). Para autônomos, a comprovação deve ser feita através da apresentação de alvarás de licença; licença sanitária, ou declaração de imposto de renda. Para cuidadores de idosos, declaração de prestação de serviço com firma reconhecida do empregador.

Considera-se trabalhadores de saúde os profissionais que atuam em estabelecimentos de serviço de saúde em geral, como hospitais, clínicas; unidades básicas de saúde (UBSs), ambulatórios e farmácias. A vacina estará disponível das 8h30 às 13 horas, no pátio do Tiro de Guerra (Avenida Bento Ferraz, 523, Jardim Bela Vista). O sistema será pelo Drive Thru. (Comunicação/Prefeitura)

Prefeitura promove reforma

em quadra de futevôlei

da Praça Botafogo

Prefeitura iniciou processo de revitalização da quadra de futevôlei  da Praça “Coronel Francisco Moreira da Costa”, conhecida carinhosamente como Praça Botafogo. A reforma atende solicitação do vereador Rafael Hannouche (PTB), feita ao prefeito Amin,  e atende reivindicação da comunidade.

A reforma envolve a substituição  da areia do local, considerada imprópria para esse tipo de esporte e substituída por outra mais adequada.  Além da reposição com colocação de 60 metros cúbicos, a prefeitura vai colocar alambrados laterais para evitar o acesso de animais no local.

“Este é mais um pedido do vereador Rafael que estamos atendendo por ver nele mais uma importante reivindicação da comunidade”, disse o prefeito Amin Hannouche. A reforma vai promover substancial melhoria para quem utiliza o local para a prática de esporte e lazer. A reforma está sendo feita através da Semurb e Fecop e será entregue nos próximos dias. (Comunicação/Prefeitura)

foto_decreto.jpeg

 

Decreto Municipal libera

a prática desportiva em

Cornélio Procópio

Decreto assinado pelo prefeito Amin Hannouche e pela secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, e publicado pela Prefeitura de Cornélio Procópio nesta quarta-feira (12), homologa o Plano de Retomada das Atividades Esportivas no Município. O documento, nº 327/21, altera decretos anteriores que tratam de medidas de contenção da pandemia da Covid-19 e flexibiliza a prática de esportes coletivos. Também alerta que as restrições podem ser retomadas no caso de descumprimento dos protocolos exigidos ou evolução da doença.

As medidas de segurança e os cuidados para evitar a doença, entretanto, continuam valendo e devem ser observados pelos praticantes, desde que mantidas as regras estabelecidas em decretos anteriores que impõem medidas de controle para evitar a propagação e efeito do novo Coronavírus na saúde dos atletas. Inclui também vistoria e avaliação dos ambientes utilizados, seguindo protocolos determinados pelos setores de Epidemiologia e Vigilância Sanitária do Município. (Comunicação/Prefeitura)