WhatsApp_Image_2023-01-26_at_15.48.57.jpeg

Prefeito Amin questiona números apresentados pelo IBGE no censo 2022

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através de seu coordenador local, Emerson Sotero, realizou uma reunião na quinta-feira (26) para a presentar os números do censo 2022. Com um número abaixo do esperado, os dados apresentados foram questionados pelo Prefeito Amin Hannouche. “Os números apresentados pelo censo 2022 significam um retrocesso para os municípios. Não só como prefeito de Cornélio Procópio formalizarei um questionamento quanto a estes dados, mas também como presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná)”, disse Hannouche. Ainda alertou que o Instituto não considerou situações extremamente importantes como residentes flutuantes, ou seja, estudantes que vêm residir no município ou prestadores de serviço informal.

Nos dados levantados pelo IBGE o número de residentes e residências caíram, consideravelmente, no município. Além de Cornélio, Congonhas também teve queda registrada. Foram detectados 16.919 domicílios em 2022 e um total de 45.043 moradores na cidade de Cornélio Procópio. De acordo com Sotero, estes dados não são definitivos e deverão sofrer alterações até o fechamento estatístico. Participaram da reunião a vice-prefeita, Angélica Olchaneski, presidente da Associação Comercial de Cornélio Procópio, Eduardo Quero, Capitão Bebertete da Polícia Militar, vereadores Rafael Hannouche, Carlos Bonfim, Anderson Araújo, Sebastião Angelino Ramos e Saulo Mendes além de membros da comunidade, Prefeitura, imprensa e sociedade em geral. (Comunicação / Prefeitura)