WhatsApp_Image_2023-04-03_at_08.42.37.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-03_at_08.42.36_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-03_at_08.42.35.jpeg

Em Cornélio, Centro de Neurodiversidades é inaugurado

No dia que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, aconteceu em Cornélio Procópio a inauguração do Centro de Neurodiversidades. Momento de muita emoção para as mães presentes no evento, bem como das autoridades que prestigiaram este tão esperado momento. Para a Vice-Prefeita e secretária de saúde, Angélica Olchaneski, esta foi a realização de um sonho, que foi sonhado junto com muitas mães de crianças que possuem algum tipo de neurodiversidade.

Neurodiversidade é um conceito que defende que uma conexão neurológica atípica ou neurodivergente é uma manifestação da diferença humana e não uma doença que precisa ser curada. “Agora temos um espaço adequado para trabalharmos com a neurodiversidade, que engloba o TEA, o TDAH, e demais manifestações de neurodiversidade como transtornos de neurodesenvolvimento. Estou muito feliz em podermos proporcionar este trabalho, gratuito, para nossa população”, declarou Angélica. O evento, que teve a participação do Prefeito Amin Hannouche e de diversas autoridades, foi amplamente prestigiado pela população.

Neurodiversidade - Os transtornos de neurodesenvolvimento são condições de déficit no desenvolvimento que trazem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional, segundo a 5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), desenvolvido pela Associação Americana de Psiquiatria (APA). Os principais transtornos de neurodesenvolvimento, segundo o DSM-5, são: Transtornos de desenvolvimento intelectual, transtornos de comunicação, transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), tanstornos específicos de aprendizagem e transtornos motores. (Comunicação / Prefeitura - www.unisinos.br /neurodiversidade)