77e44216-28bb-42df-8bb3-7df74058b464.jpg

 

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Cornélio Procópio, liderada pela secretária Elaine Firmino, promoveu uma série de capacitações para os professores no início de 2024. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para aprimorar e promover a formação continuada dos professores que atuam na rede pública.

As capacitações abrangeram uma variedade de temas e públicos-alvo, demonstrando o compromisso da Secretaria de Educação com a melhoria da qualidade do ensino em todas as áreas. As atividades incluíram:

  • Formação pedagógica - Programa Educa Juntos Matemática: direcionada a professores do 1°, 2° e 3° anos, com tutoria de Rosemary Aparecida Patracão, Dayse Aparecida da Silva Dias e Josiane Aparecida Sousa Santos.
  • Formação pedagógica: Oficinas de Matemática: para professores de 4° e 5° anos, sob a orientação do tutor Thiago Bezerra Figueiredo.
  • Palestra: Falando sobre saúde mental dos Educadores: ministrada pela psicóloga Rosaine Cristhina de Oliveira, voltada para Professores da Educação Especial.
  • Formação continuada: Programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos - Jepp: para Professores de Educação Financeira das Escolas de tempo integral, com tutoria e assessoria pedagógica do Sebrae por Silvana Oliveira.
  • Capacitação de xadrez: com tutoria de Jair Jandozo (em parceria com a Fecop), direcionada a professores de Educação física.

Além disso, no dia 05 de fevereiro de 2024, foi realizada uma palestra em parceria com o SESC, com o tema “Educação para Educadores Docentes da Educação Infantil”, ministrada por Roberta Negrão. A oficina “Café Pedagógico” também foi oferecida, voltada para professores da educação infantil do município.

No Centro Cultural, foi realizada uma palestra para professores e equipe pedagógica das escolas da rede municipal sobre “Drogas e Bullying”. O delegado João Manoel abordou o tema relacionado às drogas e a Professora Pós Doutora Ivone da UENP falou sobre bullying.

Essas iniciativas demonstram o compromisso da Prefeitura de Cornélio Procópio com a formação continuada de seus professores, buscando sempre aprimorar a qualidade da educação oferecida aos alunos do município. (Paulo Bueno)

 

 

660b39f9-56de-4a87-b8c7-30d7ac90dfa6.jpg

c81d8095-6125-4290-86f0-6240908303bb.jpg

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, esteve nesta quarta-feira, 7, no Show Rural Coopavel em Cascavel, onde assinou um contrato com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), liberando um valor de R$ 19.000.000,00 para a cidade. O recurso será destinado à implantação de projetos de energias renováveis no município.

O Diretor Financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, assinou o contrato junto ao prefeito Hannouche. Lipski estava acompanhado do Secretário Estadual de Planejamento, Guto Silva, bem como de outras autoridades estaduais e regionais.

Este investimento marca um passo significativo para Cornélio Procópio na busca por uma matriz energética mais limpa e sustentável. Os projetos de energia renovável não só contribuirão para a redução das emissões de carbono, mas também criarão empregos e impulsionarão a economia local.

O prefeito Hannouche expressou seu entusiasmo com a liberação do recurso, destacando o impacto positivo que os projetos de energia renovável terão na comunidade de Cornélio Procópio.

Mais detalhes sobre os projetos específicos de energia renovável a serem implementados serão divulgados em breve. A cidade de Cornélio Procópio aguarda com expectativa as oportunidades e benefícios que esses projetos trarão. (Paulo Bueno)

f58ff29a-81db-4f37-b12d-c4efaffbed12.jpg

ffbca316-3bfa-4a4f-ac18-b05b6df26d75.jpg

Na última segunda-feira (05/02), a cidade de Cornélio Procópio testemunhou um marco importante para a democracia local. O Prefeito Amin Hannouche e a Vice-Prefeita Angélica Olchaneski participaram da primeira reunião ordinária da Câmara Municipal neste ano de 2024.

Amin Hannouche, em suas palavras, expressou seus votos de um bom ano de trabalho para os membros da casa. Ele agradeceu ao Legislativo por todo o empenho e dedicação para a apreciação de leis, projetos e atos relacionados à municipalidade. Nos últimos anos, o relacionamento entre o Executivo e o Legislativo foi pautado na legalidade e responsabilidade, com foco no progresso e bem-estar da população.

Angélica Olchaneski, vice-prefeita e Secretária da Saúde, destacou o elo harmonioso e imprescindível que deve existir entre os poderes Executivo e Legislativo para promover políticas que melhorem o dia a dia da população. Ela também apresentou a prestação de contas da pasta da Saúde, incluindo o enfrentamento da Dengue. Ao se despedir, Angélica deixou o gabinete de portas abertas para diálogos com os vereadores, tanto da base aliada quanto da oposição.

Essa visita dos gestores municipais vai além de uma mera cordialidade. O contato e o diálogo que o encontro possibilitou fortalecem a democracia, promovem a política e o bem comum. É um exemplo de como a colaboração entre o Executivo e o Legislativo pode resultar em benefícios significativos para a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

84ccd962-1137-4e47-9009-9cbee5591225.jpg

ab2ec898-78dc-4e47-855c-7cc34aaaf0f3.jpg

a4eceb7f-8d3f-46b9-865d-bce39198645c.jpg

95c60b65-4860-4e55-aef6-0affd2a7115c.jpg

e14bd8c4-6a32-4384-8b94-3a58108e8ee7.jpg

530fb46e-1f05-423f-ba95-d3168838eec8.jpg

01ef442f-c3f2-4ac8-afc2-1eacec53c39f.jpg

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 01, autoridades da cidade de Cornélio Procópio abordaram a grave situação da epidemia de dengue, especialmente o tipo 3 da doença, que se mostrou agressivo e potencialmente letal. Com um caso de morte já registrado e outro sob investigação, a comunidade enfrenta um momento crítico.

O Prefeito Amin Hannouche destacou as ações em andamento para combater a dengue. Ele enfatizou a importância da colaboração de todos os cidadãos nesse esforço conjunto. “Estamos trabalhando incansavelmente para controlar a propagação do vírus e proteger nossa população”, afirmou o prefeito.

A Vice-Prefeita Angélica Olchaneski expressou preocupação com a rapidez do avanço da doença. O número de casos confirmados continua a crescer, e muitos pacientes estão necessitando de medicamentos e soro para combater os efeitos debilitantes da dengue. “É crucial que todos estejam cientes dos sintomas e busquem atendimento médico imediatamente”, alertou a vice-prefeita.

Yago Pereira e Elizeo Rocha, representantes da Vigilância Sanitária, enfatizaram a importância da prevenção. Eles solicitaram aos moradores a cuidarem de seus quintais, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro para os mosquitos transmissores. “A varredura regular das residências é fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, ressaltaram.

É necessário que a população se una nesse esforço coletivo para superar esse período delicado. A conscientização, a prevenção e a colaboração de todos são essenciais para controlar a epidemia e proteger a saúde da comunidade. (Paulo Bueno – DECOM)