planifica_sus_1.jpeg

planifica_sus_2.jpeg

planifica_sus_3.jpeg

planifica_sus_4.jpeg

planifica_sus_5.jpeg

planifica_sus_6.jpeg

Secretaria Estadual de Saúde

apresenta o PlanificaSUS para os municípios

da microrregião de Cornélio Procópio

 

Programa traz proposta de inovação para agilizar atendimentos pós-pandemia

 

O prefeito Amin Hannouche participou na manhã desta quarta-feira (15) do wokshop de abertura, pela 18ª Regional de Saúde, do programa PlanificaSUS Paraná. A apresentação foi no Centro Cultural Galdino de Almeida e reuniu dirigentes dos 21 municípios da microrregião que fizeram adesão ao programa, apresentado no encontro pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Maria Goretti David Lopes.

O programa trata da organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com atenção primária para a saúde. É feita através de metodologia de planificação da atenção à saúde proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CNSS), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no SUS.

“É uma metodologia que visa agora, neste momento de pós-Covid-19, a reorganização de todos os serviços de saúde no Paraná para que tenhamos condições de atender todas as necessidades de saúde da população. Entre os esses atendimentos estão os hipertensos, diabéticos, a volta da cobertura de todas as vacinas do calendário vacinal; pré-natal de qualidade e consultas, exames às nossas gestantes, entre outros”, explicou Maria Goretti.

É uma metodologia com o aval do Conselho de Secretários de Saúde e do Ministério da Saúde no sentido de integrar as ações dos estados para melhorar o atendimento à população. As ações, segundo ela, estarão direcionadas com prioridade para a atenção primária à saúde. “A meta agora é retomar as ações que não foram realizadas no período de pandemia”, complementou a diretora.

O encontro

O encontro do Centro Cultural contou com a participação da maioria dos prefeitos da microrregião e representantes da área de saúde. “Um encontro bastante positivo, voltado a estabelecer a integração dos sistemas da Secretaria Estadual de Saúde com as secretarias municipais de Saúde espalhados por todo o estado”, reforçou o prefeito Amin Hannouche, que é também presidente da Amunop.

Também participaram do evento a diretora interina do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Saúde, Eliana de Fátima Catussi Pinheiro; o prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisnop) Edimar Santos; e Emanuelli Subtil, secretária municipal de Saúde de Sapopema, representando o Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde, entre outros. AC(Comunicação/Prefeitura.

almoço_de_idosos_1.jpeg

almoço_de_idosos_2.jpeg

almoço_de_idosos_3.jpeg

Idosos assistidos pelo CRAS

participam de almoço de confraternização

na Secretaria de Promoção Social

 

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, participou, no final da manhã desta terça-feira (14) de almoço com grupo idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social ligados ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). São três dias confraternização de fim de ano com os cerca de 50 idosos inscritos no programa de fortalecimento de vínculos, divididos em três grupos com almoço servido na própria sede da SMPS, nos dias 14, 15 e 16.

“Viemos para trazer a vocês a nossa mensagem de boas festas em nome do prefeito Amin Hannouche e do vereador Rafael Alcântara Hannouche que estão na Capital do Estado a trabalho. O nosso desejo é de que todos vocês tenham um feliz e santo natal e muita prosperidade para o ano novo”, disse Angélica, em companhia do secretário municipal de ação Social, Ubirajara Nicolau Fraiz, em sua saudação .

Ao todo, são 70 idosos com idades acima de 50 anos inscritos nos programas da secretaria. “Integram o Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e participam das atividades convivência que promovemos aqui em parceria com o SESC e Fecop, com práticas de esportes, atividades físicas e de memória”, informou a orientadora social Karine Marcela de Almeida. O almoço é preparado na própria secretaria. AC(Comunicação/Prefeitura)

conae_foto_1.jpeg

conae_foto_2.jpeg

conae_foto_3.jpeg

Secretaria e Conselho Municipal de Educação

de Cornélio Procópio promovem sua

conferência com vistas à CONAE 2022

 

Cornélio Procópio promoveu nesta terça-feira (14) a sua Conferência Municipal de Educação 2021, cumprindo um compromisso da gestão municipal na oferta de uma educação pública de qualidade. Articulada com a sociedade, promoveu a etapa preparatória para a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2022), este ano, com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira. A CONAE será em Brasília, de 22 a 24 de novembro de 2022.

Realizada no Centro Cultural Galdino de Almeida, contou com a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo, através do vereador Émerson Cardoso, profissionais da Educação, representantes de Pais/responsáveis representantes das municipais e estaduais e de outros setores e segmentos sociais. Teve como palestrante o mestre Livaldo Teixeira da Silva.

“Um trabalho de cooperação, desenvolvido com o Conselho Municipal de Educação com discussões que irão nortear as ações pretendidas para a área e viáveis na execução”, manifestou durante a abertura, a professora Maria Lídia Funari, secretária municipal de Educação. Reforçou que o objetivo é lutar por uma educação de qualidade com todos tendo as mesmas oportunidades de acesso e permanência.

Período atípico

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, representou o prefeito Amin Hannouche na cerimônia de abertura. Destacou o empenho da Educação Municipal no enfrentamento do período mais crítico da pandemia. “Vivemos um tempo de muita adversidade em que a educação, como outros setores, teve que se adequar à nova situação com novas alternativas”, afirmou, desejando sucesso a todos os participantes.

Pedagogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Livaldo afirmou em sua palestra que, em conjunto com a universidade, tem trabalhado no sentido de identificar os problemas da educação nacional. “Mantemos um laboratório de políticas públicas com o objetivo principal de resgatar a ciência da educação, da pedagogia histórico-crítica e da escola ligada à ciência e à universidade. É a nossa proposta de educação na UERJ em parceria com outras universidades”, disse em dos trechos de sua palestra.

A abertura aconteceu no período da manhã e, após a cerimônia, foram constituídos os grupos de trabalho para debates acerca dos eixos temáticos da etapa municipal, tendo como coordenadoras as professoras Mara Peixoto Pessoa; Marisa Iolanda Conti e Daniella Gomes. Também participaram do evento, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Eliandra Francielli Bini Jaskiw, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lea de Avelar. AC(Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_15.03.15.jpeg

WhatsApp_Image_2021-12-13_at_15.04.00.jpeg

Cornélio Procópio inicia aplicação de vacina contra a Covid-19 nos bairros

 

Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação para pessoas que deixaram de tomar as primeiras doses

 

 

     O município de Cornélio Procópio deu sequência na semana passada do processo de vacinação contra a Covid-19, agora, acrescentando ao esquema que já vinha sendo adotado desde o início campanha, as aplicações também nos bairros. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde  é para atender às pessoas que, por um motivo ou outro,  deixaram de receber as primeiras doses do imunizante nos pontos fixos de aplicações.

     O trabalho começou na quarta-feira passada (08) e logo no primeiro dia o resultado foi surpreendente com 120 aplicações e outras 70 no segundo dia. O resultado, segundo a secretária de saúde, Angélica Olchaneski, foi bastante satisfatório com a equipe encontrando pessoas de várias idades, inclusive jovens, que ainda não tinham sido vacinados nos locais de aplicação instalados desde o início da campanha no município, entre eles o Tiro de Guerra que foi utilizado com mais frequência.

     “É muitas doses ainda a serem feitas e, provavelmente, não estariam sendo aplicadas se não fosse através desse sistema que incluímos agora. Encontramos até adolescentes que ainda não receberam a vacina, como também, idosos que não haviam recebido ainda nenhuma das doses, apresentando como principal motivo a dificuldade na locomoção”, afirma Angélica.

     Orienta que as pessoas que não têm condições de se locomoverem aos pontos de vacinação ou por alguma deficiência,  independentemente de ser a primeira, segunda ou terceira dose, deve solicitar no posto de saúde mais próximo que sua vacinação seja feita em casa. “Automaticamente, repassamos ao enfermeiro responsável por aquela para que a vacina seja aplicada na sua casa”, aconselha.

A campanha

     O trabalho de vacinação realizado no município até agora, segundo ela, já atingiu a 82%. Os resultados, segundo ela, só não são mais expressivos por falta de consciência de uma pequena parcela da população. “Infelizmente, como em outros municípios, existe aqui aquele grupo antivacina que não acredita na sua efetividade, o que não é verdade, pois, hoje, a doença está controlada graças à vacinação”, sustenta.

     Informou que o município alcançou praticamente 100% na primeira dose, 81,50% na segunda e praticamente 16% da terceira dose na população do município. Entretanto, de acordo com suas estimativas, no município há ainda algo em torno de 1000 pessoas não tenham recebido a primeira dose do imunizante. Muitas são pessoas que no início da campanha tinha 11 anos e hoje já estão com 12 e também entram na estatística. (Comunicação/Prefeitura)