foto_adan_2.jpeg

foto_adan_1.jpeg

foto_adan_3.jpeg

foto_adan_4.jpeg

Campo limpo

 

Promoção da ADAN

premia estudantes

de escolas municipais

de Cornélio Procópio

 

Promoção busca a conscientização de estudantes sobre o meio ambiente através da manipulação e destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino de Cornélio Procópio participaram nesta terça-feira (09) da premiação do concurso Capo Limpo 2021. A promoção é voltada à conscientização dos estudantes sobre o manuseio e destinação correta de embalagens de produtos químicos utilizados nas lavouras.

Coordenado pela Associação dos Distribuidores Agroquímicos do Norte Paranaense (ADAN), o concurso é promovido em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev) . Este ano, premiou seis estudantes de quatro escolas nos quesitos Redação e Desenho sobre o tema: “Vivendo num planeta mais sustentável com a economia circular".

A vice-prefeita, Angélica Olchaneski, representou o prefeito Amin Hannouche na premiação que aconteceu no auditório do Sindicato Rural. Além dos estudantes vencedores do concurso e seus pais e professores, participaram o tecnólogo em segurança do trabalho, Marcos Antônio Rodrigues, do IMPEV; a secretária municipal de Educação, Maria Lídia Funari e membros da equipe pedagógica da Semed, professoras Rosimary Patracão e Mônica Morales.

Em redação, foram premiados os estudantes Rafaela de Oliveira Santos, da Escola Professor Átila Silveira Brasil, em 3º lugar; em segundo, Ana Júlia Rodrigues Caetano, da Escola Aníbal Campi; e, em primeiro, a aluna Amily Victória Lima Olímpio, também da Escola Aníbal Campi. Todas elas são estudantes do 5º ano.

Na modalidade de Desenho, os vencedores foram: Laís Langer Françolle, da Escola Professora Eunice Gatti Gomes, que ficou com o 3º lugar; em segundo, Anna Veiga Torregiane, da Escola Municipal Noêmia de Oliveira Bruno; e, em primeiro, Guilherme de Oliveira Rosa, da Escola Aníbal Campi. Todos eles são do 4º ano. Nas duas categorias, os vencedores foram contemplados com bolsas e bicicletas.

A promoção - O concurso é uma iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Impev). Na região, é representado pela Adan, que coordena as ações ambientais nas revendas de defensivos agrícolas com atividades educativas destinadas a estudantes de 4º e 5º anos das escolas municipais e já vem fazendo esse trabalho há 18 anos.

O objetivo é levar às crianças, jovens e adultos a conscientização sobre a proteção do meio ambiente através da manipulação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. “Temos participado ativamente dessa promoção e este ano, apesar da pandemia, contamos com a participação dos pais que, mesmo em casa, nos auxiliaram bastante”, destacou a secretária de Educação.

Angélica Olchaneski também falou do empenho dos estudantes no concurso. “Momento de muita alegria para todos nesta promoção. Através do desenho e da redação, a gente vê o interesses e a capacitação de cada um. Apesar do momento delicado que atravessamos, com a colaboração de todos, estamos vencendo essa situação”, disse a vice-prefeita referindo-se à pandemia. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-11-08_at_15.30.03.jpeg

Em Cornélio Procópio, Promoção

Social fecha parceria para arrecadar

brinquedos para crianças carentes

 

Prefeitura de Cornélio Procópio já se mobiliza para mais uma campanha: a de arrecadação de brinquedos  para presentear crianças  carentes do município no Natal. O trabalho, que tem à frente da Secretaria de Promoção Social, ganhou este ano parcerias importantes como  o Sesc/Paraná, através da unidade local, Tiro de Guerra, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e RPC.

As arrecadações começam no final de semana quando os atiradores do TG vão visitar três bairros da cidade. “Na verdade, é um sistema de drive thru onde  os veículos passam com os atiradores nas casas arrecadando os brinquedos para que possamos fazer as entregas das doações no período natalino às crianças mais necessitadas”, explicou o secretário de Promoção Social, Ubirajara Nicolau Fraiz. O recolhimento será das 14 às 16h.

Informou que os bairros que serão visitados neste sábado, dia 13, são os Jardins Bandeirantes e  Panorama e Conjunto Vitor Dantas. As doações, segundo ele, podem ser feitas com brinquedos novos ou seminovos, desde que estejam em boas condições, como aconteceu com a última campanha do agasalho. Disse que as doações podem ser feitas também na própria sede da Promoção Social, à Rua Goiás, 282, ou na unidade local do Sesc, em frente à Praça Botafogo. (Comunicação/Prefeitura)

foto_aeroporto.jpeg

Recursos do Governo do Estado

vão garantir ampla reforma do

aeroporto de Cornélio Procópio

A liberação de R$ 4.771.057,10, sacramentada nesta quarta-feira (03) com a visita ao município do Governador Ratinho Júnior vai permitir uma ampla reestruturação no Aeroporto Francisco Lacerda Júnior de Cornélio Procópio. A prefeitura do município vai utilizar o recurso na recuperação asfáltica da pista e das áreas de embarque e desembarque além do balizamento noturno. Ratinho Júnior foi recebido pelo prefeito Amin Hannouche e participou de ampla programação no município.

Com os recursos anunciados, a prefeitura de Cornélio Procópio terá condições de promover total revitalização do local, garantindo mais conforto aos usuários das linhas que voltam a operar nos próximos dias através da Azul Linhas Aéreas O recape, em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), será em toda a pista, uma extensão de 1.680,33 metros e área total de 42.736,41 metros quadrados.

Além disso, está prevista também a implantação de balizamento noturno do equipamento, o que irá ampliar os horários para pousos e decolagens 24 horas por dia, com serviços ininterruptos de transporte de passageiros, UTIs aéreas e ampliação da ação de empresários no processo de industrialização da região.

O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex destacou que a partir das obras, o município passa a ser mais um polo para a aviação regional, ajudando no deslocamento rápido para Curitiba, Londrina e o interior de São Paulo. A iniciativa integra o Voe Paraná, programa retomado em setembro pelo Governo do Estado, após 18 meses de paralisação em razão da pandemia da Covid-19.

O governador Ratinho Júnior também falou sobre a importância da liberação do recurso. “É um investimento significativo em infraestrutura, que vai permitir a cidade se desenvolver. Um aeroporto em condições resulta na atração de novas indústrias e de mais emprego e renda para a população. Impacta também no turismo de uma região que já conta com grandes resorts e outros tantos que estão se instalando”, comentou o governador, durante concentração no Espaço Cultural do Município, com a presença de 15 prefeitos da região.(Comunicação/Prefeitura)

As fotos são do evento desta quarta-feira em Cornélio Procópio

 

foto_formatura_colégio_militar.jpeg

foto_formatura_colégio_militar_2.jpeg

foto_formatura_colégio_militar_3.jpeg

Prefeito Amin participa da

solenidade de formatura do

Colégio Militar no município

 

Na manhã desta sexta-feira (05), aconteceu a cerimônia militar alusiva aos 03 anos de e instalação do Colégio da Polícia Militar do Paraná em Cornélio Procópio e a formatura da primeira turma. A data foi comemorada com ampla solenidade cívico-militar e, entre as autoridades que prestigiaram o evento, as participações do prefeito Amin Hannouche e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.

“Um trabalho bem elaborado, com a participação direta do deputado, resultou na implantação do colégio em nosso município. Hoje, temos mais de 400 alunos estudando aqui. Agora, temos a perspectiva quanto à permuta de prédio para que o colégio possa ser ampliado e passar a abrigar mais de mil alunos. É um desejo da nossa comunidade e da região que também deseja colocar seus filhos para estudarem aqui”, disse o prefeito Amin durante a solenidade.

O colégio tem caráter regional e atende alunos de 20 municípios do Norte do Estado. Além de estudantes paranaenses, a qualidade do ensino, disciplina e hierarquia, propostas do CPM, também atraem alunos de outras regiões, como da cidade de Ourinhos, em São Paulo. O deputado Romanelli foi o paraninfo na formatura dessa primeira turma.

"Com muita honra que recebi o convite este convite. Hoje, o colégio completou três anos de instalação. Foi uma grande luta trazer o colégio militar para a cidade, mas com trabalho e união entre educadoras, prefeitura e lideranças, nós conseguimos. Por isso fico honrado em participar desta história. Que a unidade tenha muito sucesso hoje e sempre", disse o deputado durante a solenidade.

A unidade educacional ocupa as instalações do Colégio Estadual Alberto Carazzai. A previsão é de que, em 2022, o CPM mude para o Colégio Estadual Castro Alves e, a partir daí, amplie o número de vagas. Atualmente, 450 alunos estão matriculados. A meta é ampliar o número de vagas em 2022, passando para 600 alunos matriculados e 800 em 2023. (Comunicação/Prefeitura)

As fotos são da solenidade, com a presença do comando da PM, autoridades e familiares dos alunos