WhatsApp_Image_2021-10-06_at_14.44.29_1.jpeg

Cornélio Procópio inicia a

campanha “Outubro Rosa”

 

Meta é reforçar a conscientização da sociedade sobre prevenção e diagnóstico do câncer

 

Um mês intenso na Saúde de Cornélio Procópio. Diferente de outros meses. É assim que a Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio inicia as comemorações do período da campanha do “Outubro Rosa” no município. A campanha, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como dos cânceres de ovário e colo do útero, terá um amplo trabalho no município com envolvimento de todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

O objetivo, como informou a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, é de incrementar a divulgação em torno da prevenção, atualizando algumas providências básicas que devem ser seguidas, com as mulheres tomando os cuidados com a saúde. “As mulheres precisam retomar essa situação de cuidado e de zelo com o próprio corpo. Temos visto que agora, por conta da pandemia, houve um distanciamento de uma maneira geral, principalmente com as mulheres que evitaram procurar um posto de saúde”, comentou a secretária.

Alerta - Disse que, apesar do foco estar mais direcionado ao câncer de mama, existem outros tipos da doença que também são inseridos na campanha. “É um momento em que colocamos um alerta para outros tipos de cânceres que existem e que podem apresentar focos em outras partes do corpo. No caso da mulher, o câncer de útero, por isso é importante autoexames de toques, mamografia quando necessário e ultrassom, enfim, toda a parte ginecológica”, orientou.

Informou que neste período, todas as unidades estarão abertas em horário normal para receber todas as mulheres que vão passar por esse tipo de atendimento. O dia 16 foi escolhido como o dia em que a campanha deverá ganhar uma divulgação mais ampla, este ano, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acecp). “Será um dia motivado com grandes situações de panfletagem, blitz no centro da cidade e outros meios de divulgação da campanha”, adiantou.

Nesse dia, além da Acecp, a Secretaria Municipal de Saúde, que vai montar uma ampla estrutura no local,  contará também com o apoio do Lions para fortalecer ainda mais a divulgação desta campanha de alerta para a mulher. Durante a campanha, os atendimentos e agendamentos nas UBSs serão feitos em horário normal de funcionamento, das 8 às 17 horas. (Comunicação/Prefeitura)

4200c101-ab48-47d2-9d38-df6bde865bc2.jpg

 

Refis 2021: Em Cornélio Procópio,

prazo para pagamento de débitos

vai até o meio de novembro

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio segue mantendo o cronograma estabelecido no ano em curso para que o contribuinte possa efetuar o seu débito com o município aproveitando as oportunidades de descontos e prazos oferecidos. Lançado em julho passado, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis-2021) segue oferecendo várias opções para que o contribuinte possa fazer a quitação de suas dívidas com a prefeitura.

“O programa deste ano segue oferecendo descontos que chegam até 100% dos juros e multas, além de oferecer prazos que vão até 60 meses para que o contribuinte possa colocar sua situação em dia com o município”, lembra o diretor de Fiscalização, Luiz Ferracini. As negociações, segundo ele, incluem qualquer tipo de dívida fiscal com o município.

Esclarece que o programa vai até 16 de novembro. “O que pedimos neste momento é que, se a pessoa tem qualquer tipo de débito atrasado com município, nos procure para que possamos, dentro das possibilidades que escolher, fazer o acerto. O que não pode é deixar para a última hora para evitar os acúmulos que normalmente acontecem com o contribuinte nestas condições podendo até perder o prazo estabelecido para negociação”, alerta.

Informou também que até o momento ainda não foi discutida nenhuma possibilidade de prorrogação dos prazos estabelecidos para renegociação. Assim, é necessário que os contribuintes que se encontram nessas condições procurem o quanto antes o Departamento de Fiscalização para aderir ao programa e acertar sua situação.

De acordo com sua avaliação, mais de 70% das pessoas que possuem débitos com o município ainda não compareceram para propor a negociação desde que o programa foi lançado. Alertou que, passado o prazo estabelecido, a dívida pode seguir para execução. “Dentro do prazo máximo estabelecido, a pessoa vai escolher o prazo e o valor que possa pagar para quitar sua dívida e evitar esse aborrecimento com a justiça”, conclui Ferracini.(Comunicação/Prefeitura)

61ea2df6-5c9a-4b77-9175-fe7d4b4985b4.jpg

Hospital Regional

Luísa Canziani faz nova visita

a Cornélio Procópio e reitera disposição

de trabalhar para a conclusão da unidade

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu esta semana uma nova visita da deputada federal paranaense Luísa Canziani. Veio para discutir a sequência de algumas demandas entre o município e o Governo Federal através de sua intermediação. Entre elas, a liberação de recursos federais já aprovados para a construção de uma nova supercreche e a conclusão do Hospital Regional que está sendo construído na oeste da cidade para atender mais de vinte municípios.

Na visita que fez ao hospital, a parlamentar mostrou-se satisfeita com o andamento das obras que, de acordo com avaliação do próprio prefeito, já ultrapassa a 96,5%.  “Fiquei impressionada com o andamento dessa obra que vai mudar o atendimento à saúde não só de Cornélio Procópio, como também,  de toda a região. Vai proporcionar dignidade à população. Fiquei muito emocionada com essa nova visita que fiz lá, principalmente na ala destinada à UTI Neonatal”, manifestou a deputada, durante entrevista a emissoras de rádios local após visitar hospital.

Supercreche - Lá, falou também de outras demandas pelas as quais vem trabalhando para liberar recursos para o município. “Especialmente para a construção da ‘nossa’ supercreche que será batizada com o nome da nossa saudosa e querida Mary (Alcântara Hannouche). Ele tinha uma paixão muito grande por nossas crianças e nossos jovens. Zelava muito pelas pautas da Educação e Assistência Social. Esta obra será outro marco na história de Cornélio Procópio”, projetou a parlamentar.

“Temos, a todo o momento, acionado os seus escritórios em Londrina e Brasília, através de uma equipe altamente capacitada que ela tem. Esse apoio nos traz conforto porque a todo o momento a população nos traz demandas em todas as áreas e temos que buscas essas ajudas da deputada em áreas como educação onde ela atua como muita força. Até já garantiu recursos para a nova creche que vai homenagear nossa saudosa esposa”, disse Amin, durante conversa informal mantida no programa de rádio.  A visita dela foi na segunda-feira (04). (Comunicação/Prefeitura)

2c1b9904-8fcf-4828-9f99-0dd8445ac8bd.jpg

Cães e Gatos

Cornélio Procópio fecha com o  Governo do

Estado programa para castração no município

 

Proprietários de cães e gatos de Cornélio Procópio terão quatro dias para levar o seu animal para castrar.  Através  de iniciativa inédita, a administração municipal acertou com o Governo do Estado uma  parceria  que vai possibilitar a castração gratuita de animais cadastrados no Centro de Recuperação de Cães e Gatos  (Cerceg). Pelo programa, a ser executado através de parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), 231 animais deverão ser castrados neste período.

De acordo com o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, que é um dos mais entusiasmados com o projeto, as castrações serão feitas no próprio Cerceg. “Na verdade, além do número a ser castrado, serão cadastrados 340 animais de pequeno porte, entre cães e gatos. O cadastramento a mais é feito por exigência do Governo, já que pode haver problemas com alguns animais que não podem passar por essa intervenção”, explicou o prefeito.

Já o vice-presidente da câmara, vereador Rafael Hannouche (PTB), autor do projeto que viabilizou a criação do Cerceg, informou que as castrações estão marcadas para  o período de 22 a 25 deste mês. Para castrar o animal o proprietário deve ir ao Cerceg, a partir do dia 11 para o cadastramento. Feito isto, as pessoas já terão marcados o dia e o horário específico em que o animal será castrado. “Como já fizemos com a doação da ração, nesse momento nossa atenção é para a população geral do município que precisa ser atendida com esta atenção para seu animal de estimação”, lembrou.

Explicou que são pessoas que integram programas assistenciais como Cadastro Único (CadUnico), renda inferior a um salário mínimo; renda familiar de até 3 salários mínimos.  “É uma forma de ampliar o atendimento das pessoas de extrema baixa renda que não têm nenhuma condição e de outras que necessitam dessa ajuda neste momento”, exemplificou o vereador. A meta, segundo ele, visa atender o maior número de pessoas nestas condições. (Comunicação/Prefeitura)