97e0e92c-ba08-46b7-94e5-342c8daf2b5c.jpg

b3f3f4c4-4a10-4d53-80b4-2fb9e1399b90.jpg

e7b673ab-6dab-4313-8f51-7df91568d3a7.jpg

Em um dia emocionante, a vice-prefeita Angélica Olchaneski apresentou à imprensa e convidados a sala sensorial do Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio. O centro, localizado na rua Rio de Janeiro no centro da cidade, tem sido um farol de esperança e transformação para muitos.

A sala sensorial é um espaço projetado para ajudar pessoas com espectro autista a se engajarem e explorarem o ambiente de maneira controlada e segura. Angélica demonstrou como funcionam os mecanismos utilizados, proporcionando uma visão detalhada das atividades realizadas.

Além da apresentação da sala sensorial, o evento também marcou a confraternização de encerramento do ano de 2023 para alunos e familiares. Foi um momento de celebração e reflexão, destacando as conquistas do ano e a diferença que o centro tem feito na vida dos alunos e suas famílias.

Angélica expressou muita emoção e alegria ao falar sobre o projeto do centro de neurodiversidade. “Este projeto tem feito uma diferença imensa não só na vida dos nossos alunos, mas também em suas famílias”, disse ela.

O Centro de Neurodiversidade de Cornélio Procópio continua a ser um exemplo brilhante de como a compreensão, o apoio e as terapias adequadas podem fazer uma diferença significativa na vida daqueles que são diagnosticados com espectro autista.

A sala sensorial é de suma importância para o desenvolvimento infantil, especialmente para crianças neuroatípicas. Ela desempenha um papel fundamental no bem-estar e desenvolvimento dessas crianças, proporcionando um ambiente adaptado e enriquecedor para estimulação sensorial, regulação emocional e aprimoramento das habilidades cognitivas e sociais.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre a importância da sala sensorial:

**INTEGRAÇÃO SENSORIAL**: O processo de integração sensorial é fundamental para o desenvolvimento infantil. Trata-se da organização dos estímulos e sensações que recebemos constantemente através dos sentidos.

**DESENVOLVIMENTO DOS SENTIDOS**: A sala sensorial busca o desenvolvimento dos sentidos, da interação e evolução das crianças.

**ESTÍMULO AOS SENTIDOS PRIMÁRIOS**: As salas sensoriais estimulam os sentidos primários, como o toque, a visão, o som e o cheiro, recorrendo às capacidades sensoriais de cada um.

**SUPERAR INIBIÇÕES**: As salas sensoriais facilitam a superação de inibições, aumentam a autoestima e diminuem a ansiedade, melhorando o humor.

**AMBIENTE SEGURO E ADAPTADO**: Para crianças neuroatípicas, que podem apresentar sensibilidades sensoriais ou dificuldades de processamento, a sala sensorial oferece uma oportunidade única para explorar e interagir com o mundo sensorial de uma maneira segura e adaptada.

Portanto, a sala sensorial é um recurso valioso que potencializa as chances para que diferentes regiões do sistema nervoso trabalhem em conjunto, possibilitando que a criança consiga interagir com o ambiente e seus elementos de modo satisfatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

651c8c07-ae29-48e5-a4ac-0437f8531532.jpg

9d8e87de-bb92-4f2c-bee4-774de4fca05c.jpg

f075f67e-8eb0-4fe6-bb38-cfca1017cd83.jpg

Em uma importante solenidade no gabinete da Prefeitura de Cornélio Procópio, a vice-prefeita Angélica Olchaneski e o chefe de gabinete Kalil Hannouche recepcionaram uma grande comitiva encabeçada pelo médico veterinário Otamir Martins, presidente Estadual da Adapar. Com muito louvor, divulgaram que o município passa a integrar as cidades que detêm a concessão do Selo Sanitário SUSAF.

A conquista só foi possível graças à empresa Laticínios Clarice, que recebeu das mãos do presidente estadual da ADAPAR, Otamir Martins, o "Selo SUSAF" - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Clarice Rodrigues Camargo, produtora de queijo, a partir de agora, pode ofertar o produto fabricado em Cornélio Procópio a todo o Estado por ter atendido os critérios do Sistema Sanitário. Com o alcance desta guia de autorização, a empresa eleva a cidade entre os municípios que podem ofertar o Selo aos produtores.

A conquista veio através de uma iniciativa do vereador Cristiano Leite Ribeiro, que respondia como Secretário Municipal de Agricultura, e do Sindicato Rural na oportunidade representado por Felipe Leite Ribeiro( atual presidente) . De olho no mercado e na expansão da economia da cidade, cumpriram todas as etapas até que Cornélio Procópio obtivesse o Selo e a oportunidade de crescimento de centenas de produtores.

O casal Luiz Camargo e Clarisse Camargo, junto de sua filha Fabiola, foram os pioneiros em Cornélio Procópio a conquistar o selo e a oportunidade de expandir o queijo tradicional feito pela família a milhares de paranaenses. Esta conquista representa um marco importante para a economia local e para a indústria de laticínios do estado.

SUSAF - Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte

QUEM PODE OBTER O SUSAF/PR?

O SUSAF/PR será concedido aqueles estabelecimentos que atendam os critérios técnicos sanitários e se enquadrem em: I- Agroindústria Familiar - aquela realizada pela agricultura familiar, nos seus distintos públicos e culturas, localizadas em comunidades rurais ou próximas, que em muitas regiões pode ser popularmente entendida como produto colonial; II - Produção Artesanal - aquela realizada em pequena escala de produção, que se utiliza de micro e pequenas estruturas físicas, valendo-se, geralmente, de mão de obra intensiva, agregando aos produtos características peculiares de aspectos históricos, culturais, geográficos e de criatividade humana que lhe conferem identidade; IV - Agroindústria de Pequeno Porte - aquela caracterizada por ter produção de média escala, como regra, reunindo um conjunto de pessoas organizadas coletivamente, formal ou informalmente, em grupos, associações e/ou cooperativas, mas podendo ser propriedade individual ou familiar; Regras mais detalhadas serão publicadas pela ADAPAR, levando em consideração as regras já utilizadas em território nacional Entende-se por agricultura familiar - aquela definida pelo art. 3º da Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, compreendidos e denominados aqui de agricultores familiares, colonos, pequenos agricultores, campesinos, agricultores assentados, quilombolas, pescadores, comunidades tradicionais, extrativistas e indígenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4fc8e5a1-a93e-42c9-b96c-e916b4216f54.jpg

O Secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, visitou o Hospital Regional de Cornélio Procópio e elogiou a estrutura e os serviços oferecidos pela unidade médica. A visita faz parte de uma agenda que o secretário cumpriu em várias cidades da região entre os dias 19 e 21 de dezembro, com o objetivo de conhecer as demandas locais e fortalecer a política inclusiva do governador Ratinho Junior.

Guto Silva foi recebido pela vice-prefeita Angélica Olchaneski e pelo chefe de gabinete Calil Hannouche, que o acompanharam em um tour pelas instalações do hospital. O secretário ficou impressionado com a qualidade do atendimento e da infraestrutura, que inclui um centro cirúrgico, duas UTI, e um centro de imagem. Ele também conferiu o andamento da obra do Ambulatório Médico Especializado (AME), que está em fase final de construção e deve ampliar a capacidade de atendimento de saúde fornecendo especialistas de diversas áreas.

Guto Silva afirmou que Cornélio Procópio está reescrevendo sua história com a ampliação e a oferta dos serviços de saúde pública à população. Ele destacou que o Hospital Regional é um exemplo e vai promover muitos benefícios para toda a região. Ele também ressaltou que o governo estadual está comprometido em apoiar as demandas das cidades e em levar desenvolvimento para todas as áreas do Paraná.

 

436b145b-529a-4f33-bf6d-3987cd4dd05d.jpg

3b5e7a6f-e41c-4d1f-a03f-5fdbaa22ee1f.jpg

92643544-80c6-4fa0-8882-50f39b014460.jpg

Na manhã desta segunda-feira, 18 de dezembro, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Cornélio Procópio realizou uma solenidade para premiar os três melhores alunos do ano de 2023. Além do certificado de reconhecimento, os alunos levaram para casa uma bicicleta nova.

A vice-prefeita, Angélica Olchaneski, esteve presente no evento e elogiou o trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação. "Fico feliz e admirada pelo índice de alunos que foram premiados este ano. Esse é o reflexo do desempenho de toda a equipe de educação do município", disse Angélica.

Durante a cerimônia, Elaine Firmino, diretora da Educação Municipal, destacou que a dedicação dos professores torna mais leve a responsabilidade técnica e administrativa. "Estamos unidos promovendo a educação nas escolas e CEMEIs com responsabilidade", afirmou Elaine.

OS ALUNOS PREMIADOS FORAM:

- **1° Lugar**: Davi Mantovani Machado, da Escola Professora Eunice Gati gomes

- **2° Lugar**: Helena Mendes Nishiama, da Escola Deputado Nilson Batista Ribas

- **3° Lugar**: Ana Clara Procópio Ambrósio, da Escola Professor Lourenço Filho

Os pais, professores e diretores dos alunos premiados estiveram presentes durante a solenidade, que reuniu a equipe da Secretaria de Educação Municipal. A cerimônia foi um momento de celebração do sucesso dos alunos e do compromisso da comunidade escolar com a educação de qualidade.