4200c101-ab48-47d2-9d38-df6bde865bc2.jpg

 

Refis 2021: Em Cornélio Procópio,

prazo para pagamento de débitos

vai até o meio de novembro

 

A Prefeitura de Cornélio Procópio segue mantendo o cronograma estabelecido no ano em curso para que o contribuinte possa efetuar o seu débito com o município aproveitando as oportunidades de descontos e prazos oferecidos. Lançado em julho passado, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis-2021) segue oferecendo várias opções para que o contribuinte possa fazer a quitação de suas dívidas com a prefeitura.

“O programa deste ano segue oferecendo descontos que chegam até 100% dos juros e multas, além de oferecer prazos que vão até 60 meses para que o contribuinte possa colocar sua situação em dia com o município”, lembra o diretor de Fiscalização, Luiz Ferracini. As negociações, segundo ele, incluem qualquer tipo de dívida fiscal com o município.

Esclarece que o programa vai até 16 de novembro. “O que pedimos neste momento é que, se a pessoa tem qualquer tipo de débito atrasado com município, nos procure para que possamos, dentro das possibilidades que escolher, fazer o acerto. O que não pode é deixar para a última hora para evitar os acúmulos que normalmente acontecem com o contribuinte nestas condições podendo até perder o prazo estabelecido para negociação”, alerta.

Informou também que até o momento ainda não foi discutida nenhuma possibilidade de prorrogação dos prazos estabelecidos para renegociação. Assim, é necessário que os contribuintes que se encontram nessas condições procurem o quanto antes o Departamento de Fiscalização para aderir ao programa e acertar sua situação.

De acordo com sua avaliação, mais de 70% das pessoas que possuem débitos com o município ainda não compareceram para propor a negociação desde que o programa foi lançado. Alertou que, passado o prazo estabelecido, a dívida pode seguir para execução. “Dentro do prazo máximo estabelecido, a pessoa vai escolher o prazo e o valor que possa pagar para quitar sua dívida e evitar esse aborrecimento com a justiça”, conclui Ferracini.(Comunicação/Prefeitura)

61ea2df6-5c9a-4b77-9175-fe7d4b4985b4.jpg

Hospital Regional

Luísa Canziani faz nova visita

a Cornélio Procópio e reitera disposição

de trabalhar para a conclusão da unidade

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, recebeu esta semana uma nova visita da deputada federal paranaense Luísa Canziani. Veio para discutir a sequência de algumas demandas entre o município e o Governo Federal através de sua intermediação. Entre elas, a liberação de recursos federais já aprovados para a construção de uma nova supercreche e a conclusão do Hospital Regional que está sendo construído na oeste da cidade para atender mais de vinte municípios.

Na visita que fez ao hospital, a parlamentar mostrou-se satisfeita com o andamento das obras que, de acordo com avaliação do próprio prefeito, já ultrapassa a 96,5%.  “Fiquei impressionada com o andamento dessa obra que vai mudar o atendimento à saúde não só de Cornélio Procópio, como também,  de toda a região. Vai proporcionar dignidade à população. Fiquei muito emocionada com essa nova visita que fiz lá, principalmente na ala destinada à UTI Neonatal”, manifestou a deputada, durante entrevista a emissoras de rádios local após visitar hospital.

Supercreche - Lá, falou também de outras demandas pelas as quais vem trabalhando para liberar recursos para o município. “Especialmente para a construção da ‘nossa’ supercreche que será batizada com o nome da nossa saudosa e querida Mary (Alcântara Hannouche). Ele tinha uma paixão muito grande por nossas crianças e nossos jovens. Zelava muito pelas pautas da Educação e Assistência Social. Esta obra será outro marco na história de Cornélio Procópio”, projetou a parlamentar.

“Temos, a todo o momento, acionado os seus escritórios em Londrina e Brasília, através de uma equipe altamente capacitada que ela tem. Esse apoio nos traz conforto porque a todo o momento a população nos traz demandas em todas as áreas e temos que buscas essas ajudas da deputada em áreas como educação onde ela atua como muita força. Até já garantiu recursos para a nova creche que vai homenagear nossa saudosa esposa”, disse Amin, durante conversa informal mantida no programa de rádio.  A visita dela foi na segunda-feira (04). (Comunicação/Prefeitura)

2c1b9904-8fcf-4828-9f99-0dd8445ac8bd.jpg

Cães e Gatos

Cornélio Procópio fecha com o  Governo do

Estado programa para castração no município

 

Proprietários de cães e gatos de Cornélio Procópio terão quatro dias para levar o seu animal para castrar.  Através  de iniciativa inédita, a administração municipal acertou com o Governo do Estado uma  parceria  que vai possibilitar a castração gratuita de animais cadastrados no Centro de Recuperação de Cães e Gatos  (Cerceg). Pelo programa, a ser executado através de parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), 231 animais deverão ser castrados neste período.

De acordo com o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, que é um dos mais entusiasmados com o projeto, as castrações serão feitas no próprio Cerceg. “Na verdade, além do número a ser castrado, serão cadastrados 340 animais de pequeno porte, entre cães e gatos. O cadastramento a mais é feito por exigência do Governo, já que pode haver problemas com alguns animais que não podem passar por essa intervenção”, explicou o prefeito.

Já o vice-presidente da câmara, vereador Rafael Hannouche (PTB), autor do projeto que viabilizou a criação do Cerceg, informou que as castrações estão marcadas para  o período de 22 a 25 deste mês. Para castrar o animal o proprietário deve ir ao Cerceg, a partir do dia 11 para o cadastramento. Feito isto, as pessoas já terão marcados o dia e o horário específico em que o animal será castrado. “Como já fizemos com a doação da ração, nesse momento nossa atenção é para a população geral do município que precisa ser atendida com esta atenção para seu animal de estimação”, lembrou.

Explicou que são pessoas que integram programas assistenciais como Cadastro Único (CadUnico), renda inferior a um salário mínimo; renda familiar de até 3 salários mínimos.  “É uma forma de ampliar o atendimento das pessoas de extrema baixa renda que não têm nenhuma condição e de outras que necessitam dessa ajuda neste momento”, exemplificou o vereador. A meta, segundo ele, visa atender o maior número de pessoas nestas condições. (Comunicação/Prefeitura)

Reconhecimento

Viaduto de Cornélio Procópio receberá

nome do ex-prefeito Luiz Márcio Pozzi

 

 

Homenagem partiu do deputado Romanelli através de projetos de lei apresentados na Assembleia e incluem outros ex-prefeitos da região

 

Através de projetos de lei de reconhecimento público apresentados na última sessão do Legislativo Paranaense, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) propôs homenagens aos ex-prefeitos Luiz Márcio Pozzi, de Cornélio Procópio; Sussumo Itimura, de Uraí, e Alexandre Basso, de Nova América da Colina, com denominações de  viadutos.

Se aprovados, os projetos serão transformados em Leis Municipais a serem sancionadas pelos prefeitos atuais e homenageiam as três lideranças da região já falecidas. “São gestores e líderes políticos que merecem reconhecimento. Esta é uma singela homenagem em respeito à memória deles, para que sejam sempre  lembrados”, afirmou Romanelli. O viaduto que levará o nome do ex-prefeito de Cornélio Procópio é o do  entroncamento da BR-369 com via de acesso ao Distrito de Congonhas.

As outras proposições denominam  de  “Prefeito Alexandre Basso” o viaduto que fica no entroncamento da BR-369 com a PR-525, no acesso ao município de Nova América da Colina e,  de “Prefeito Susumo Itimura”,  o viaduto no entroncamento da BR-369 com a PR-442, de acesso a Uraí. . “Justas homenagens a quem, como gestores municipais,  deixaram seus nomes na história pelo trabalho em seus municípios ”, reconheceu o presidente da AMUNOP  e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.

Gratidão - O médico Luis Márcio Pozzi faleceu em junho de 2013, aos 69 anos. Ortopedista de formação, foi membro da diretoria da Santa Casa de Cornélio Procópio e passou por todos os cargos eletivos na cidade. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito e eleito prefeito do município para um mandato de 1993 a 1996.

Como prefeito, Pozzi criou o "Projeto Caçula Aprendiz" para estimular a formação de mão de obra industrial e, ao mesmo tempo, atender meninos e meninas carentes. A iniciativa atingiu cerca de 1.000 beneficiários. A experiência teve sequência com o incentivo da educação para o trabalho na rede municipal de ensino. A construção do CAIC Pedro Baggio - Centro de Atenção e Integração à Criança é outra das realizações do ex-prefeito. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Ex-prefeito Pozzi: trabalho reconhecido.