Foto_Bolsa_Qualificação.jpeg

Programa Bolsa Qualificação

Cultural contempla

35 procopenses  com

bolsa de estudo

 

O Município de Cornélio Procópio foi contemplado com 35 bolsas do Programa Bolsa Qualificação Cultural. Trata-se de um programa de qualificação cultural do Governo do Estado, promovido pelas Secretarias da Comunicação Social e da Cultura (SECC), via Superintendência-Geral da Cultura e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em nível de município, conta com o apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura.

Trata-se de um programa de capacitação cultural destinado a trabalhadores da área de cultura e prevê para cada participante uma bolsa no valor de R$ 3 mil. Iniciado em 19 de outubro, o curso terá 120 horas, dividido em três módulos de 40 horas cada, com encerramento previsto para o dia 8 de dezembro do corrente ano.

Os alunos contemplados em Cornélio Procópio terão assessoramento, acompanhamento técnico, pedagógico e operacional por meio de facilitadores e agente de referência indicado pelo município para atuar no programa. A Prefeitura está disponibilizando diariamente computadores com acesso à internet aos cursistas que necessitam de apoio na Biblioteca Cidadã Izabel Arantes de Campos, na antiga Estação Rodoviária. (Comunicação/Prefeitura)

Foto_reunião_Cobra.jpeg

Foto_reunião_Cobra_2.jpeg

Prefeito Amin Hannouche

recebe visita de cortesia do

deputado Cobra Repórter

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo na Assembleia, esteve em Cornélio Procópio nesta quarta-feira (20). Veio para uma visita de cortesia ao prefeito Amin Hannouche e discutir com ele a visita que o governador Ratinho Júnior fará ao município. Na cidade, também manteve reunião com lideranças empresariais.

No encontro que manteve com dirigentes da Associação Comercial e Empresarial (Acecp), discutiu a questão da emenda nº 442 que trata do refinanciamento de alguns tributos que foram adiados ou suspensos durante a pandemia. Para reduzir o prejuízo gerado nesse período, o governo adiou e até suspendeu diversos pagamentos nesse período.

Na reunião com as lideranças empresariais, o deputado incumbiu-se de levar à Receita Federal do Paraná o pedido dos dirigentes para que institua um Refis para quitação das pendências. O objetivo é amenizar a situação financeira de quem esteja com essa dificuldade nesse momento para que, com o refinanciamento, possa saldar suas dívidas.

Na prefeitura, além de Amin, participaram da recepção, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Calil Hannouche,  o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Celso Marin, e assessores municipais. Neste encontro, foi discutida a visita que o governador fará ao município para inauguração de obras nas áreas de Educação e Saúde do município. (Comunicação/Prefeitura)

WhatsApp_Image_2021-10-20_at_14.04.56.jpeg

WhatsApp_Image_2021-10-20_at_14.08.09.jpeg

Governo do Estado anuncia

retomada dos voos comerciais no

Aeroporto de Cornélio Procópio

 

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, anunciou nesta terça-feira (19) a retomada, em Cornélio Procópio, dos voos comerciais através do Aeroporto Francisco Lacerda Júnior. O anúncio foi transmitido ao prefeito Amin Hannouche através de vídeo gravado no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, tão logo a informação foi divulgada no Palácio Iguaçu pelo governador Ratinho Júnior, após reunir-se com o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson.

“Trata-se de uma grande notícia que trata da retomada de desenvolvimento do município de Cornélio Procópio. Estamos trabalhando para os investimentos no aeroporto, assim como, na infraestrutura na região, em especial, em Cornélio Procópio. Assim, prefeito Amin, receba essa notícia importante que transmitimos em nome do Governo do Estado do Paraná”, informou Alex.

O anúncio da retomada da programação, com embarque e desembarque no município, foi paralisado em março do ano passado em razão da pandemia da Covid-19.  Até então, essa atividade vinha sendo explorada pela empresa Gol Linhas Aéreas, com escalas de três voos por semana, com a disponibilidade de 9 lugares em cada um. Agora, com  a reativação, o transporte passará a ser explorado pela Azul, com início das operações nos próximos dias. (Comunicação/Prefeitura)

foto_condominio_do_idoso_2.jpeg

Do sonho à realidade

Prefeito Amin anuncia abertura

de cadastramento para o

Condomínio do Idoso em

Cornélio Procópio

Obra vai contemplar pessoas a partir de 60 anos, com renda de um a seis salários mínimos e que não tenham casa própria.

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, deu a boa notícia nesta terça-feira (19): a abertura do processo seletivo para ocupação do residencial Condomínio do Idoso que está sendo construído na zona leste da cidade, atrás do Conjunto João Rocha. O cadastramento está sendo feito através da Secretaria Municipal de Promoção Social (Rua Goiás, 282), ao lado da Praça Botafogo.

A obra está sendo construída por meio de parceria entre os governos municipal e estadual, através do programa “Viver Mais Paraná”, administrado pela Cohapar. São 40 moradias em um condomínio pelo sistema horizontal fechado com amplos espaços de convivência, lazer, prática de atividades físicas, atendimentos de saúde e assistência social.

O programa, segundo Hannouche, é destinado a pessoas individuais ou casais de baixa renda com idade superior a 60 anos. O objetivo é de garantir a eles conforto, dignidade, segurança, cidadania e acessibilidade, através do desenvolvimento de atividades que permitem uma melhor integração e convivência social.

“As pessoas selecionadas irão pagar uma espécie de aluguel social de 15% do salário mínimo ao mês – o que dá hoje algo em torno de R$ 156,00 – com renda de 1 a 6 salários mínimos e não pode possuir imóvel próprio. Além disso, o candidato ainda passará por uma análise e uma consulta de cadastros negativos”, explicou.

Acompanhamento - De acordo com o convênio firmado com o Estado, o município, além de entrar com a doação do terreno, deverá disponibilizar para o programa os profissionais que irão fazer o acompanhamento periódico dos residentes. Entre eles, um médico, que fará o atendimento semanal aos idosos uma vez por semana.

Entre outros profissionais a serem disponibilizados pelo município estão um técnico de enfermagem ou enfermeiro no mínimo três vezes por semana; um assistente social e um educador físico, no mínimo um vez por semana. “São profissionais que deverão estar lá para garantir que os moradores gozem de boa saúde”, complementou prefeito. O condomínio deverá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem. (Comunicação/Prefeitura)

(foto da projeção do empreendimento que está em fase de construção)