Piscicultura 

Coopermota assume Frigorífico do Peixe de Cornélio Procópio  com a proposta de fortalecer a piscicultura na região
Unidade passa a ser  administrada pela cooperativa paulista com a proposta de investimentos de mais de R$ 7 milhões

 

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, assinou na manhã desta sexta-feira (17) o contrato com a Coopermota  - Cooperativa Agroindustrial de Cândido Mota (SP) - para a exploração das atividades do Frigorífico do Peixe.  A solenidade aconteceu no Centro Cultural Galdino de Almeida com participação do deputado federal Reinhold Stephanes Júnior (PSD) e do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB), entre outras autoridades.  A cooperativa candidomotense foi a vendedora de um processo licitatório aberto pelo município e assume o empreendimento , construído ainda durante a primeira  gestão de Hannouche como prefeito, em 2005, com  a proposta de promover investimentos de mais R$ 7 milhões. O funcionamento da unidade, além da oferta direta e indireta de empregos no município, vai fortalecer uma grande cadeia envolvida atividade até chegar ao consumidor. “A Coopermota vem para trazer frutos para esse novo empreendimento e não vamos deixar de investir no que for possível para que a atividade cresça e, quem sabe, no futuro, até montar aqui uma fábrica de ração. A nossa proposta é trazer solução para os produtores desta atividade na região”, sinalizou com otimismo Edson Valmir Fadel, um dos diretores da cooperativa. “Esta é a finalidade da cooperativa: trazer soluções aos produtores”, complementou.Impulso - O prefeito Amin Hannouche também destacou  a parceria com a cooperativa o que deverá, segundo ele, favorecer a aplicação de novos investimentos no município através da ampliação de sua capacidade produtiva. “São muitos os produtores que, a partir de seu funcionamento, terão a oportunidade de ter agregado na sua renda algo diferente para melhorar o seu rendimento e as condições de vida de suas famílias na nossa comunidade e na região”, projetou o prefeito.  Também falaram durante o encontro o Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jair Soares; o presidente da Câmara de Vereadores local, Helvécio Alves Badaró;  e os deputados Reinhold Stephanes Júnior e Luiz Cláudio Romanelli e o tenente coronel Wellington Nunes Moreira, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Cornélio Procópio. Também  participaram os vereadores Rafael Alcântara Hannouche; Carlos Bonfim; Sebastião Angelino; Anderson Araújo; Ana Paula Ferreira; Saulo Mendes; Luiz Alberto Dib Canônico; Cristiano Leite Ribeiro; João Carlos dos Santos e Emerson Cardoso. (Comunicação/Prefeitura)

foto_consul_britanico.jpeg

Cornélio Procópio vai receber Cornélio Procópio vai receber cônsul britânico para comemorar os 90 anos da visita do Príncipe de Gales ao município


Há exatos 90 anos, o município de Cornélio Procópio recebia uma visita que iria permanecer como a mais importante da sua história: a do Príncipe de Gales, uma das mais ilustres figuras da realeza britânica, em 1931. E, para comemorar a data, estará no município o cônsul britânico no Paraná, Adam Paul Patterson. A visita dele será no próximo dia 24.Será recebido pelo prefeito Amin Hannouche e pela vice-prefeita Angélica Olchaneski e participará de solenidade festiva com diversas atividades.  Uma delas terá como ponto de referência as escadarias que dividem o hall da antiga estação ferroviária do município com a Avenida Marechal Deodoro da Fonseca.De acordo com a programação montada pela Secretaria Municipal de Cultura, a primeira solenidade será às 11h, com descerramento de placas comemorativas. No período da tarde, o cônsul participa de outro ato no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), em cerimônia programada para às 14h30. Foi o principal ponto de referência de homenagem ao importante membro da família real britânica. À época, o Príncipe era preparado para assumir o trono do Reino Unido e de seu irmão, o príncipe Albert, pai da Rainha Elizabeth II. A breve visita também ficou marcada como o maior acontecimento social da história do município. Os príncipes estavam no Brasil em viagem oficial e a vinda ao norte do Paraná deveu-se a interesses comerciais, pois eram acionistas de uma multinacional de nome “Brazil Plantation”.  À época, Cornélio Procópio era o pequeno povoado em que os trilhos da Companhia Ferroviária São Paulo- Paraná haviam chegado em dezembro de 1930. (Comunicação/Prefeitura)

Foto: Patterson participará de duas atividades comemorativas no município

foto_hard_rock_hotel.jpeg


Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai ocupar Hard Rock Hotel Ilha do Sol vai ocupar mão de obra treinada por Agências do Trabalhador da região


Considerado um dos maiores empreendimentos em seu segmento, resort será inaugurado este ano 
O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, participou na tarde desta terça-feira (14) de reunião com o empresário Ênio Miranda, vice-presidente de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas da VCI S/A. É a empresa incorporadora das marcas Hard Rock no Brasil, uma das maiores redes de hotéis do planeta e vai inaugurar no Município de Sertaneja o resort “Hard Rock Ilha do Sol”. 
O empreendimento foi instalado em quatro dos 22 alqueires de uma ilha que fica no meio do reservatório da Usina Capivara, no Rio Tibagi, entre Sertaneja e Primeiro de Maio. Vai contribuir para impulsionar o turismo no Paraná e criar 500 novas vagas diretas e 1.200 indiretas, com mão de obra treinada através das Agências do Trabalhador dos municípios da região.
Na reunião, em que participaram também a vice-prefeito Angélica Olchaneski e representantes da Associação Comercial e Empresarial (Acecp), assessores municipais e membros da sociedade, o gestor apresentou os programas que a empresa está desenvolvendo no sentido de treinar e capacitar a mão de obra que será utilizada no empreendimento.“Queremos utilizar mão de obra daqui da região para qualificação das cadeias produtivas, utilizando produtos da região”, adiantou. Citou também que a intenção dos diretores da empresa é adquirir produtos na própria região, sendo importante que os fornecedores tenham o padrão de qualidade ideai para que possam homologar seus produtos na rede internacional. Outro aspecto, segundo ele, é também promover a marca turística da região da Ilha do Sol, levando esse produto para o mundo inteiro através da marca Hard Rock. “Temos muito a contribuir e a somar nossa visão de trabalhar junto às comunidades dos municípios da região”, complementou.Gelaboca – O encontro, realizado no Centro Cultural Galdino de Almeida (área central), serviu também para a discussão de outro empreendimento: a instalação em Cornélio Procópio de uma das franquias do sorvete Gelaboca, uma das mais tradicionais marcas de sorvetes e sobremesas do país. Instalada na Avenida Minas Gerais deverá ser inaugurada no próximo dia 20 de outubro.De acordo uma das proprietárias do empreendimento, Samara Álvares de Souza,  a previsão é de oferecer no início 12 empregos diretos e outros 50 indiretos. De acordo com uma das proprietárias, no momento estão sendo executadas as adequações necessárias no prédio onde vai funcionar, devendo estar totalmente concluída em 15 ou 20 dias. Disse que a opção pelo município foi feita após uma ampla pesquisa na região. De início, além dos tradicionais picolés em potes, self-service e até cardápio quente para atendimento no inverno. (Comunicação/Prefeitura)

Cornelio Abençoada

A bênção veio diretamente  do  Sumo Pontífice , Papa Francisco,  transmitida à  população procopense,  através do prefeito Amin Hannouche,  via Padre Eduardo Guimarães. "Recebi dele esse certificado e, com ele, a empolgante mensagem com a bênção do Papa  à  nossa gente.  É uma alegria  incomum  e faço questão  de espalha-la . Que  Deus abençoe a todos ",  reagiu Amin. Padre Eduardo era sacerdote na Diocese de Cornélio Procópio e, há um ano, reside em Roma, onde aperfeiçoa seus estudos. (Comunicação/Prefeitura)