Em Cornélio Procópio, Saúde
prevê reabertura total dos postos
de saúde em 15 dias
Ainda seguem fechadas as unidades do Jardim Progresso e Vila Independência
A secretária municipal de Saúde de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, projetou para os próximos quinze dias a reabertura do restante das unidades básicas de saúde do município (UBS) fechadas devido à pandemia. Ainda seguem sem atendimento ao público as unidades da Vila Independência e Jardim Progresso.
A maioria delas teve que interromper o atendimento ao público, com a Secretaria Municipal de Saúde promovendo o redirecionamento de pacientes para outros pontos de atenção que permaneceram funcionando no município, principalmente o Posto de Saúde Central. As medidas, segundo ela, foram tomadas devido à carência de funcionários para a área.
A chegada da pandemia da Covid-19 exigiu que providências fossem tomadas de imediato, com a administração tendo que programar posições urgentes para suprir as demandas em áreas prioritárias. Entre elas, a Unidade de Atendimento Respiratório (UAR) e a campanha de vacinação, atividades que ainda requerem pronto atendimento.
“Nesse primeiro momento, com a equipe desfalcada, foi preciso que tomássemos essa atitude para contar com os profissionais dessas unidades nos auxiliando em outras frentes. Embora os postos não estejam abertos, todas as atividades estão sendo cumpridas com as enfermeiras realizando as visitas e acompanhamento dos pacientes”, informou a secretária.
Explicou que atividades como a vacinação, por exemplo, exigem, além das aplicações do imunizante, outros comprometimentos como a parte burocrática. Assim, funcionários como a enfermeira do Jardim Progresso, vêm sendo imprescindíveis nesse trabalho. Disse que outros profissionais de modalidades como o Processo Seletivo Simplificado (PSS) estão sendo convocados para suprir essas necessidades. (Comunicação/Prefeitura)
Angélica: “Medidas tomadas para suprir áreas prioritárias”
- Detalhes
- Escrito por Najylla Nogueira
- Categoria: Notícias
- Acessos: 2132
Atletas procopenses brilham
em competições oficiais de
atletismo em Cascavel
Participando em competições esportivas de Cascavel (região oeste do Paraná), equipes de atletismo de Cornélio Procópio conseguiram um total de 11 medalhas olímpicas com equipe mista de sete atletas. Foi durante o 54º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20 em evento-teste, promovido pela Federação de Atletismo do Paraná (FAP).
A participação dos atletas procopenses, ligados ao Instituto Metahum, contou com apoio da Fundação de Esportes de Cornélio Procópio (Fecop), com destaques para o 6º lugar no geral feminino, com seis 4° lugares, além de seis melhores de marca pessoal. As disputas aconteceram no final da semana passada.
De acordo com Edilaine Vidotto Rech, professora e fundadora do instituto, as melhores marcas dos procopenses ficaram com Letícia Ruzilla de Paula, na modalidade de 100, 200, 400 e 4400m; Sarah Caroline Damaceno (400, 800,1500 e 4x400); Amanda Inácio (10.000m, marcha atlética e 4x400m); e Vivian Maria Barbosa (Salto em distância-200, 100m, com barreiras, e 4.400m.
Outros destaques do município foram conferidos para Samuel Pfahl (400, 800 e 1.500m); Miguel Pfahl (400 e 800m); e Carlos Augusto Nunes (100, 200 e 400m). O evento contou com atletas federados no Paraná, além de competidos de outros estados e se constituiu na última possibilidade para obtenção de índice para o Mundial Sub-20 da modalidade, que acontece no mês de agosto em Nairobi, capital do Quênia. (Comunicação/Prefeitura)
Foto (Fecop): Representantes do município conseguiram 11 medalhas
- Detalhes
- Escrito por Najylla Nogueira
- Categoria: Notícias
- Acessos: 1417
Cornélio Procópio
Secretaria de Saúde esclarece
sobre a segunda dose da vacina
contra Covi-19
Prefeitura tranquiliza indicando que ela pode ser tomada em intervalo de até 7 semanas
A falta de regularidade na entrega de doses da vacina contra a Covid-19 por parte do Ministério da Saúde, causou atraso na continuidade do processo de vacinação no município. Os protocolos de vacinação, no entanto, serão mantidos, com base em informações da Secretaria de Saúde do Paraná, que informa que um intervalo maior que 28 dias entre a primeira e segunda dose da Coronavac não afeta sua eficácia imunológica.
O esclarecimento foi transmitido pela secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, indicando que o atraso aconteceu, mas não afeta a eficiência da primeira dose. “O prazo recomendado pelo MS é de 4 semanas. Mas, não havendo vacinas disponíveis no momento, a segunda dose pode ser aplicada em um prazo intervalo de 6 ou 7 semanas sem afetar o reforço da imunidade”, garantiu. Entretanto, independentemente da data, a segunda dose é imprescindível.
Disse que o atraso aconteceu em vários municípios brasileiros com o MS não conseguindo enviar a remessa no período aguardado para o Paraná e outros estados da federação. “Seguimos aguardando a chegada dessas doses na Secretaria de Saúde do Estado e que nos repasse para que possamos fazer a retomada da vacinação”, complementou. (Comunicação/Prefeitura)
- Detalhes
- Escrito por Najylla Nogueira
- Categoria: Notícias
- Acessos: 2221
Cornélio Procópio registra mais
três mortes por Covid-19. Total
já chega a 108
Os óbitos foram confirmados pela Secretaria de Saúde. Não há informações sobre a identidade e histórico de saúde dos pacientes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cornélio Procópio anunciou nesta segunda-feira (03) mais duas mortes no município em decorrência de complicações da Covid-19. As vítimas são três homens, respectivamente, com 56, 71 e 81 anos. Com isto, o total de óbitos no município chega a 108, com três deles registrados nesta segunda-feira.
O último Boletim Epidemiológico da SMS indica que, em apenas 24 horas, 81 novos casos foram confirmados com a doença, elevando os registros de 4.364, para 4.427. Desde o início da pandemia, foi o período com o maior número de notificações no município. 12 pacientes estão internados, com três deles em UTIs e o restante em enfermaria.
O boletim mostra também que atualmente existem 259 casos ativos, com 247 em tratamento domiciliar, sendo 158 sintomáticos. 597 pessoas seguem sob monitoramento, com 101 casos sob investigação. O total de casos descartados somam 9.447. (Comunicação/Prefeitura)
- Detalhes
- Escrito por Najylla Nogueira
- Categoria: Notícias
- Acessos: 1641